terça-feira, 25 de agosto de 2009

O "projecto"...

Vamos lá tentar desmistificar esta coisa então.
Nós não queremos um boneco. Não queremos que façam aquilo que mandamos, que não tenham opinião nem gostos próprios. Se há coisa que gostamos é de um homem com personalidade. E se estamos com um, é porque ele tem algo que nos faz feliz. Nesse preciso momento. No entanto não é isso que nos faz ficar por aí e que nos impede de pensar como ele será de futuro se chegar a ser nosso marido, pai dos nossos filhos, ou como tomará conta da família que nos ajudará a formar. A Eu Mesma! referiu num comentário e muito bem, que quando a relação acaba nós choramos “pelo que eles representam no nosso imaginário”. E é exactamente isso. Nenhuma mulher consegue iniciar uma relação séria com um homem sem lhe passar pela cabeça se ele tem potencial de futuro. E se há pequenas coisas que não nos parecem cem por cento capazes, então faremos o esforço para as polir. É a essa ideia que nos agarramos e que nos faz esforçar pela relação e darmos tudo o que conseguirmos. Estamos a trabalhar para um futuro. A ideia de nos termos esforçado e de não termos chegado a bom fim resulta na frustração enorme que sentimos quando a relação acaba. É por isso que refilamos e gritamos e os insultamos. Porque nos sentimos frustradas. O Wolve tinha razão quando disse que o post anterior o entristecia. Talvez por ter o peso que tem, eu escrevi um texto sério e sem humor. Mas posso garantir aqui que não é pela miragem que nos apaixonamos. É por tudo. E quanto a conseguimos idealizar coisas que ainda não são num homem, e criar projectos de relação ou até mesmo de pequenas alterações nele mesmo, não vejo gravidade nenhuma. É porque ele já é suficientemente especial.

28 comentários:

Tilt disse...

"Se há coisa que gostamos é de um homem com personalidade."

pois... mas então porquê isso do "projecto"? desculpa lá... mas se fosse a personalidade algo mesmo "importante" para a maioria das mulheres, elas não andavam a pensar em "fazer projectos dele" ou "se ele tem potencial de futuro".

Volto a repetir se é isso que alguma mulher pensa, que o diga logo no inicio da relação. Poupa o trabalho de sequer a iniciar. Ou entºao diga no fim e esquecer fica "facilicissimo!".

Não me espanta aquele estudo recente que referia em titulo de conclusão que os homens vêem muito mais o "coração" do que "as caras", quando comparados com as mulheres.

Espero que encontres um homem "perfeito", sem necessidade de o mudar. "especial"

(nova tempestade blogista aproxima-se :P)

Belota disse...

Caro Tilt,

por isso é que estou sozinha! Estou à espera do homem que eu não quererei mudar. Prefiro uma pessoa que venha como é e que assim fique. Mas garanto-te, não é o que se passa com a maioria das mulheres. Lamento, mas é verdade. Que se aproxime a tempestade, afinal estamos aqui todos é para partilhar ideias e opiniões :)

L'Enfant Terrible disse...

Algumas pessoas(tanto homens como mulheres) idealizam demais, talvez por isso nunca encontrem "especiais" durante toda a vida!

Anónimo disse...

faz me lembrar "à espera de Godot"...

Wolve disse...

não seria mais fácil por a questão de outra maneira e dizer que as mulheres ficam magoadas com o fim da relação porque, ao contrário da maioria das relações, aquela até tinha futuro, e ele até era o rapaz que podia vir a ser o pai dos vossos filhos?

É que projectos temos todos, mas "projectos" são coisas que ainda não existem (PRO-jectos), que só nós conJECTURamos, e que geralmente... fazemos sozinhos.

E um parceiro numa relação não é iso. Não pode ser.

Beijinhos e continua que estou a acompanhar.

Tilt disse...

"não é o que se passa com a maioria das mulheres"...lol...pois sim....

Cat disse...

Belota eu entendo o que queres dizer :-)
Estão picadíssimos com o "projecto" eheheh adorei!

Squeeze disse...

Bem dito Wolve.

Homens...não se aflijam...não há nenhum complot feminino de proporções mundiais a tentar mudar-vos....

O projecto é de vida....calma....não é tranformar-vos em fatos à medida.....vá...continuai a ter a vossa individualidade...pelo menos até ao ponto que nós deixarmos...hehehehehehehehehehehehehehehehehe

Claudia disse...

Acho que devemos pensar sempre que ninguém é perfeito(hard task) , muito menos nós mulheres... A calma e a paciencia ajuda muito nas nossas relações amorosas.. Mesmo!

Aprendi que é completamente impossivel uma pessoa mudar em 1 ano, 2 anos .... (mesmo nós, nao conseguimos.. ja tive essa experiencia) e se mudar depois desse tempo serão apenas arestas polidas.


Portanto quando escolhermos alguem ao menos que tenha ja algumas das qualidades que consideramos imprescendiveis :)

Miss Complicações disse...

Uma relação não passa de um projecto. Um projecto em que acreditamos quando o aceitamos, no qual apostamos, no qual nos empenhamos e em torno do qual criamos expectativas. Tal com todos os projectos uns são bem sucedidos e outros não. Em como todos os projectos há desilusões, porque a eles estão associadas ilusões.
Um projecto é sempre um projecto. Se a equipa for boa funciona, se não for, o projecto estará condenado ao fracasso.
Claro que podemos sempre rever os objectivos, os timmings, a metodologia e a estratégia.

Sorte para os projectos. É o que desejo :)

Nestum disse...

Troca o "ele" por um "ela" e eu assino por baixo.
Pq as relações são isso mesmo. Entrega, dedicação, construção, caminhar junto para algo comum e melhor.

beijo

Anónimo disse...

Belotinha: adorei o teu post...

O problema é que da forma "clara" como vemos as coisas deixamos de ter encanto e magia e já não entramos nas coisas loucas que fazíamos quando não se viam as coisas desta forma.
É tudo tão mais terra à terra e desprovido de borboletas no estômago. Pelo menos, é assim que me tenho sentido nos últimos 3 anos...
Dito isso, com dizes, sobra os divorciados (divorciadas no meu caso). pelo menos, eles já devem ter este tipo de perspectiva :P

-desabafo mode-
Tenho saudades de me apaixonar à maluca e ficar perdido de amor por uma pessoa... Só espero ser o único a pensar assim, e gostar que assim não o fosse...
-/desabafo mode

Não sei se fui claro, mas também já estou cheio de sono...
R.

Eu Mesma! disse...

belota...
concordo totalmente com o que dizes...

e Le Enfant Terrible ... tens toda a razão... nos idealizamos idealizamos e idealizamos e ... ficamos sozinhas porque nunca ninguem chega à fasquia que nós colocamos...

a questão para nós é... será que nos contentamos com menos? efectivamente algumas mulheres contentam-se.... outras nem por isso...

c'est la vie...

Cat disse...

Bom dia!
Já que a maior parte dos meninos reagiram tão mal ao "projecto" lembrei-me que é óptimo para quando me aborrecerem: deixa-me em paz oh projecto! ahahahah
Beijinhos

Cat disse...

R. eu também tenho saudades de me apaixonar assim...

Eu Mesma! disse...

bem Cat....
amei....

deixa-me em paz projectinho!!!!!

:)

Mina disse...

O problema é que quando tamos melhores sozinhas por determinadas situaçoes da vida que não se pode considerear a melhor altura, apaixonamo-nos sem querer construir um futuro com alguem agora ou tão cedo....Uma relação é muito subjectiva da maneira como começa tanto como acaba.não vale a pena fazer planos e sonhar...eu nisso sou um bocado racional e só por namorar com alguem que gosto mesmo não me iludo.claro que doi quando acaba mas normalmente quando acontece já há uma preparação mental antes de isso acontecer só se uma pessoa for obcecada por esse rapaz que não consegue ver nada a frente....nunca sofri pela destruição de planos futuros mas sim pela pessoa em si.

Poetic Girl disse...

Eu acho que não é pedir muito um homem que com personalidade que nos complete tanto fisica como psicologicamente. Acho que no fundo é mesmo isso que procuramos. beijocas

Planeta M (Marlene) disse...

Num relacionamento não podemos pensar apenas nos nossos projectos. Temos que colocar o individualismo de parte, ainda que seja dificil (pelo menos para mim é extremamente dificil).
É necessário colocar na mesma "balança", os projectos do nosso «ego», os projectos do «outro» e os projectos de «ambos».

"Se a salada russa sair mal é preferivel mudar os ingredientes"

Não concordam!?

Até um dia destes,
PlanetaM

ana disse...

sabem o que é pior nisto tudo? é quando procuramos demais e esperamos melhor e acabamos por deixar passar por nós, a pessoa "perfeita", que mesmo cheia de defeitos e manias nos completava perfeitamente...

Planeta M (Marlene) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Planeta M (Marlene) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco del Mundo disse...

O problema é que vocês não se apaixonam pelos projectos já acabados e bons! Mas sim pelos maus que parecem ter margem de progressão.. Mas não tem!

Ultima Thule disse...

Vão mas é todos ver o filme:

"The Ugly truth"

Miss Complicações disse...

Francisco:
Os projectos acabados e bons não são aliciantes. Provavelmente já foram trabalhados e moldados por outros. Trazem vícios. Gostamos da descoberta, de construção do projecto e de aprender a viver com as suas falhas.
Concordo que também há os projectos maus sem margem de progressão. Sabemos que esses são de evitar. Infelizmente é nesses que muitas vezes agarramos :)

Anónimo disse...

Bem...a miss complicações faz sem dúvida justiça ao nome...

que conversa idiota...
Conselho: nunca a digas a quem queres conhecer.

Fada disse...

E o sonho comanda a vida?.....

;)

Sim, sonhamos sempre com mais e melhor... Mas apaixonamo-nos mesmo por quem tem TODOS os defeitos... Lol

Beijitos :)

Anónimo disse...

Ás vezes são tão burras que sofrem ao tentar impor o que querem a nós, e nós encontramos outra e sofrem e sofrem...