segunda-feira, 5 de abril de 2010

A moda do bigode vai pegar?

O que não falta na História são bigodes famosos. Mas bem vistas as coisas também não faltam barbas, sobrancelhas como as de Frida Kahlo ou George Whipple, e até mulheres que deixaram de remover os pêlos das axilas por motivos de revolução social e sexual. Parece que o importante é termos algo que nos distinga. Ao ponto de o fazermos tão bem que de repente a distinção passa a ser a norma. Criam-se as modas. E qual é a próxima moda em termos de look masculino? O bigode. A sério, o bigode. Os meninos não podiam ter optado antes por uns abdominais definidos, aqueles músculos em forma de “v” no baixo ventre, não, decidiram antes deixar crescer um bigode. Muito mais prático, pois claro. É mesmo à homem. O DN, entre outras publicações, já comentaram o tema, a Vivienne Westwood desenhou bigodes nos rostos femininos de um dos seus desfiles, e até o nosso Dino Alves já fez algo semelhante. E afinal como é que isto começou? Com o Brad Pitt no filme Inglorious Bastards/Sacanas Sem Lei. Não é que o bigode de Pitt no filme fosse grande coisa, que não era. Não era um grande bigode nem em sentido figurado nem em sentido concreto, mas para eles foi o suficiente. Se o Brad Pitt anda de bigode armado em pintarolas a remover escalpes a nazis, visto que eles não vão passar a sair à rua munidos de uma faca para fazer o mesmo, olha, porque não deixar crescer só o bigode? Pode ser que o efeito seja semelhante. O problema é que ter bigode não é fácil. E entre o bigodinho à Hitler, os caracóis de Dali, o bigode do Hector Salazar na série 24 ou a versão porno do Ron Jeremy, a coisa começou a ser muita areia para a camioneta dos meninos, e agora é vê-los a saírem à rua com um look à ribatejano da Vila Faia ou drug dealer colombiano. E eu falo com conhecimento de causa, que tenho amigos a aderirem à coisa, e vi que não faltavam bigodes exibidos orgulhosamente na última ModaLisboa. Eu acredito que os bigodes sejam como todas as outras modas. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. É como os chumaços. Duvido que tenha parecido muito normal a toda a gente quando nos anos 80 alguém se lembrou de sair à rua com um palmo de roupa a mais em cima dos ombros. Mas e se pudermos evitar a coisa antes de a entranharmos? Eu acho piada ao movimento para termos uma selecção de bigode no mundial. Mas é só isso. Um movimento. Não é para andarem todos na rua assim uma data de meses antes! De acordo com um jornal americano de sociologia e comportamento, os homens têm mais tendência a deixar crescer o bigode quando têm dificuldade em conhecer uma mulher. O que é logo meio caminho andado para não voltarem mesmo a conhecer nenhuma. Por outro lado, no universo masculino portador de bigode mas em relações estabelecidas, os pêlos têm tendência a serem removidos em caso de traição conjugal. Coisa estranha, eu sei, mas vamos manter em mente que estamos a falar de homens, não vale a pena tentar explicar. E enquanto a procissão ainda vai no adro, eu deixo-vos aqui o repto: bigode, sim ou não?

24 comentários:

Dorushka disse...

Só bigode não. Se for acompanhado de barba, ainda vá...

Anónimo disse...

NAOOOOOOOOOO!!!!!!!!!
Não, não, não! É horrivel! E aqueles gajos que não têem bigode de jeito mas acham que ficam giros de bigode?! LOL... É que dá msm vontade de rir! Olha, se calhar esses meninos de bigode vão permitir aumentar a quantidade de sorrisos das mulheres, tipo eu que me escangalho a rir sempre que vejo um homem giro com um bigodinho rasca! O que gostava mesmo...mas MESMO, MESMO, era de arranjar uma estratégia para o meu pai tirar o bigode que usa à 30anos!! É que eu já tentei de tudo!!!! =)

Anónimo disse...

NAOOOOOOOOOO!!!!!!!!!
Não, não, não! É horrivel! E aqueles gajos que não têem bigode de jeito mas acham que ficam giros de bigode?! LOL... É que dá msm vontade de rir! Olha, se calhar esses meninos de bigode vão permitir aumentar a quantidade de sorrisos das mulheres, tipo eu que me escangalho a rir sempre que vejo um homem giro com um bigodinho rasca! O que gostava mesmo...mas MESMO, MESMO, era de arranjar uma estratégia para o meu pai tirar o bigode que usa à 30anos!! É que eu já tentei de tudo!!!! =)

Anónimo disse...

Cara Bolota, já pensaste que o bigode pode muito bem ser a "maquilhagem" dos homens? Eu explico: as mulheres podem variar no blush, no baton, na base, na sombra, no rymel, no lip gloss, no eye liner, apenas para nomear alguns. E os homens, o que podem fazer para não (a)parecerem sempre iguais? Umas patilhas maiores hoje, uma barba de três dias amanhã e, porque não, um bigode por uma semana (ou duas, vá)? Será assim tão descabido querer fugir da rotina da lâmina de barbear? Meninas, não sejam mazinhas e deixem-nos ser vaidosos (ainda que menos perfeitos) por uns dias.

Juan

Belota disse...

Uma semana ou duas pode ser. Todos temos direito aos nossos devaneios. Mas vocês não têm uma grande noção de tempo, e a coisa dificilmente se ficará por uma semanita...

Anónimo disse...

Lá está, e aí temos que ser "gentilmente" chamados à razão. Da mesma forma que, quando vocês se esquecem que a epilady não serve apenas para adornar o armário do WC, não fica bem dizê-lo a meio de uma discussão sobre a louça suja da noite anterior (para quem as tem).

Juan

Belota disse...

Para quem tem o quê? A epilady, a loiça suja ou as discussões? lol Acredita, nós somos muito conscienciosas em relação à depilação, se não a temos perfeita é porque não houve mesmo tempo! E é claro que vos vamos atirar coisas à cara durante uma discussão qualquer. Será sempre assim! lol Mas em relação ao bigode acho que serão gentilmente avisados antes. Mas a parte do gentilmente será só na primeira ou segunda vez...

continuando assim... disse...

o bigode não!! por favor !:):)

bj
teresa

eu... disse...

Por amor da santa, bigode não...

milkadreams disse...

certas coisas ficam bem, perguntem as vossas amigas se fica bem antes de irem para o mundo exterior fazer figuras.

Izzie disse...

não! detesto bigode. são feios, dão ar provinciano, devem fazer cocegas e não são muito higiénicos (aqueles enormes onde fica preso muco nasal e restos de sopa) =)

António disse...

Só bigode não é para mim, embora goste de andar com barba, ou bigode e pera. Felizmente no meu caso não é de modas, é de anos. Mas cada um "veste-se" como se sente melhor.

Por mim digo que até costuma ser um agradável "adereço" no inverno, protege a cara e ajuda à pergiça matinal

Sónia disse...

Bem sei que há gostos para tudo mas este....?!! Francamente não :(

Babs disse...

God no!

Barba, sim. Só bigode, não.

Ele da Lila disse...

Eu uso barba há vários anos, e a maior fã além da minha namorada é mesmo a minha mãe, não se isso é bom ou mau, mas o gosto da mamã não se contraria, lol

Miu disse...

Não há nada como um homem com uma pelinha suave, pronta para ser beijada. Aquela pele de bebé depois de fazer a barba, cheirosa e macia. Por isso voto contra o Sr. Bigode!

Moi Même disse...

Bigodes não.

Faz-me sempre pensar que andarão ali pendurados fios de Caldo Verde do almoço (de ontem).

NOT !

Rachel disse...

Detesto bigode!!!! Mas quem fica bem com um BIGODE??!!

turtle disse...

Não! Mas há outra hipótese possível a considerar??!

ME disse...

Definitivamente... não!

Anónimo disse...

espero mesmo que nao! (ps: a seguir o blogue :b)

Inês Mendes disse...

NÃO!
Horrível, e aleija!
NÃO NÃO NÃO NÃO

Paula Raposo disse...

Graças à revista do Correio da Manhã cá estou a visitar-te. Já visitava o Bagaço Amarelo, agora prometo passar por aqui, também.
Só bigode acho horrível. Gosto daquela barba de 3 dias....completa!!
Eh eh
Beijos para ti e parabéns!

Anónimo disse...

Sou adepto ao Handlebar Mustache, engraçado como todas as mulheres falam mal sem ver, mas um bigode quando bem cuidado e diferenciado se torna algo legal e notavel.. ouve-se muito elogios.. recomendo a todos os homens ter uma epoca bigoduda, pq deixar um bigode é como tirar ferias de si mesmo! ={D