domingo, 11 de abril de 2010

Campanha “Dove beleza real” (ou como é impossível agradar às mulheres)

Depois do sucesso inicial que obtiveram as campanhas da Dove em que figuravam mulheres com sardas, rugas, ou tamanhos acima dos que estamos habituados a ver na publicidade, o feitiço volta-se contra o feiticeiro, e parece que as vendas se andam a ressentir graças a mulheres pouco de acordo com o assunto. É que não sei se já repararam mas as campanhas agora resumem-se a modelos plus-size que de plus size não têm nada. Ora se as mulheres do Dove Curvas Perfeitas que se podem ver aqui ao lado são consideradas beleza-real-que-é-como-quem-diz-com-um-quilito-ou-dois-a-mais, esperem lá que eu vou ali atirar-me da ponte e já volto. Li recentemente algures que um estudo levado a cabo por uma universidade americana mostrou que as mulheres deixaram de se sentir confortáveis com estes anúncios. É que estas senhoras das campanhas que deviam representar o universo feminino real de quem está acima do considerado peso perfeito, não só não são gordas, como ainda têm tudo no sítio! Em termos de roupa, pessoalmente prefiro ver modelos de vinte ou trinta anos com corpos a sério, do que figuras escanzeladas de treze anitos. Mas em relação a estas campanhas de beleza, não me tentem convencer que aquilo é peso a mais e é bonito. É bonito precisamente porque elas estão óptimas e não têm peso nenhum a mais. Cada vez que vejo aquilo na televisão fico toda exaltadinha. Voltem lá a olhar para elas aqui ao lado. Dor-de-cotovelo. Muita! ;)

21 comentários:

Anónimo disse...

Olha a propósito disso: http://www.youtube.com/watch?v=iYhCn0jf46U

um video da dove que mostra como se consegue a perfeiçao.

Beijinho *

Mi disse...

Realmente, nem os pneus se vêm nessas supostas mulheres "reais". E a celulite?! Onde pára? Acho que essa é a principal característica das mulheres reais.
kiss

Fatyly disse...

Campanhas e mais campanhas onde tudo serve para se vender "tal banha da cobra" e resultados? quase zero. Mas ressentiram-se nas vendas? olha que não porque o Dove continua em alta:)

Não fiques exaltadinha porque isso faz mal à pele :)

gatunix disse...

a belota anda nas bocas do mundo...
ate no correio da manha, veja aquihttp://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=9C519143-4D4A-4E70-BE98-42813151382B&channelid=00000019-0000-0000-0000-000000000019&h=5

M. disse...

tens razão. e eles tentam criar uma ilusão vestindo-as com cuecas e soutiens gigantes, muito acima dos tamanhos delas. pusessem-lhes ali umas lingeries mais reduzidas e ver-se-ia bem que são umas boazonas

Sofia disse...

Elas só não são escanzeladas... mas a essas eu tb não acho piada nenhuma... são é mto bem feitas e com tudo no sítio, eu tenho nveja sim! nunca se viu pingo de celulite numa campanha da dove e as mulheres reais, convenhamos, têm celulite... ;)

WTF disse...

Bah! Porque é que em vez de perderem tempo a reparar se as senhoras têm ou não quilinhos a mais ou celulite, não tratam antes de cuidar de vocês próprias, fazerem uma alimentação equilibrada e desporto regular? Amem-se e cuidem-se :) Life is good!

S* disse...

Aquilo não é beleza real. É beleza real com carradas de photoshop e maquilhagem.

Megan disse...

Faço tuas minhas palavras!

Planeta M (Marlene) disse...

Concordo com a S*...Muito photoshop!

Desporto regular?! Ontem fiz bicicleta, hoje 50 minutos de caminhada, já para não falar dos outros dias...Resultados: pernas doridas, celulite presente ;)

Planeta M

nyx disse...

Nem os homens acreditam em mulheres sem celulite... tenham juizo!

6th nonsense disse...

Desculpem discordar, mas as mulheres das campanhas da Dove não são as modelos típicas que costumamos ver neste tipo de publicidade. Claro que não podiam ser gordas nem notar-se a celulite delas a quilómetros de distância, caso contrário a mensagem passada seria algo como "use Dove e fique gorda"... Em publicidade há que ser coerente, senão fica-se sem credibilidade.

Não simpatizo particularmente com a Dove, mas simpatizo com esta campanha. Acima de tudo tentaram diferenciar-se do que os concorrentes fazem, criar uma imagem de maior proximidade com as mulheres e mostraram que não querem ser cúmplices de um ideal de beleza inalcancável.

Penso que a campanha está muito bem feita. Se os produtos funcionam... Sou céptica. Mas que há muita gente a usar Dove, isso há.

Eu Mesma! disse...

Eu confesso que gosto do anuncio...
essa historia de tudo o que é produtos de beleza estar associado a mulheres que realisticamente nao sao a maioria... irrita um bocadinho!

e já agora...
eu tenho sardas :)

Anónimo disse...

Parte-se do princípio que só as que não são a maioria é que de facto podem melhorar alguma coisa com a utilização de tais produtos. Quanto às demais, nem vale a pena ter ilusões, já que não vai funcionar mesmo, lol

Laredo

Silent Man disse...

Com photoshop ou sem photoshop, acho que tenho que dar razão às senhoras americanas (se bem que o americano médio seja burro que nem uma porta) que ficam deprimidas e com inveja das pseudo-mulheres-reais que vão fazer os anúncios...

Foi chºao que já deu uvas, este marketing! Agora têm que usar as feias mesmo! ;)

Boa semana

Abobrinha disse...

Acho que tudo se resume ao que disseste: é impossível agradar às mulheres. Ou por outra, quase impossível agradar a quase todas.

Por acaso não uso o produto, mas de qualquer modo é refrescante não ter miudinhas escanzeladas quase a sair da barriga da mãe a fazer a publicidade de cremes anti-rugas.

Abobrinha disse...

E sim, aqueles cuecões de gola alta não favorecem ninguém nem um bocadinho!

Sofia disse...

WTF: e se fizermos uma alimentação cuidada, desporto e continuarmos com celulite? :-)
E as moças do anuncio, só não as modelos escanzeladas de 2 metros do costume. Mas também duvido que não haja ali ponta de celulite. Bendito photoshop

Jibóia Cega disse...

Concordo ;)

Anónimo disse...

Pessoalmente, gosto delas com um pouco de "xixa", gosto de curvas e não de escanzeladas. Conhecem a anedota dos esqueletos a mandar uma? A sorte é que eu tb tenho uma "xixazita", senão era um escarçal... :)

Eduardo disse...

Eu adoro esta capacidade das mulheres de se apreciarem fisicamente umas às outras.