quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Se há coisa que não entendo… (outra, vá)

…são aqueles condutores que vão virar para a direita, metem o pisca para direita, e depois encostam-se todos à esquerda para terem “ângulo” para virar. Será que esta gente não sabe que o carro tem uma coisa chamada direcção? Que quando as estradas são feitas o tamanho dos carros é tido em consideração? É que aquilo que mais me enerva, é que nestas alturas, eu penso sempre “olha, lá vai mais um que quer virar para a esquerda e que se enganou no pisca” e faço o que qualquer outra pessoa no meu lugar faria. Desvio-me um bocadinho para a direita e sigo em frente, visto que o outro carro está já meio em cima do traço contínuo, meio em cima da faixa errada. E é aí que me apercebo que afinal o pisca estava certo e que tenho que travar a fundo. É mais ou menos por esta altura que me apercebo também que o condutor é sempre um homem. Nunca, nunca eu vi uma mulher a meter-se em sentido contrário para fazer uma curva. Será que há aqui algum ângulo estranho de condução que só eles é que entendem?!

29 comentários:

BA disse...

Belota, a isso chama-se segurança!!!! Eu sou homem, e reconheço que faço esse tipo de manobras!!!

Cumprimentos,

Belota disse...

Segurança? O mais provável é baralharem a mulher que vem a conduzir atrás de vocês ou assustarem a que vem em sentido contrário. Nenhuma das hipóteses me parece lá muito segura! :)

continuando assim... disse...

hehehe só podia ser homem hihihihi

bj
teresa

VCosta disse...

O pisca está lá para alguma coisa!
É bem melhor que não conseguir fazer a manobra à primeira e depois ter que recuar um pouco!
Depois vem o carro que gentilmente para para acabar de fazer a manobra e outro atrás que trava de repente porque o carro que seguia à sua frente parou sem motivo aparente!

Eterna aprendiz disse...

Os camionistas e os motoristas de bus é que necessitam de fazer isso...

Se calhar esses senhores no tempo da sua mocidade eram camionistas ou motoristas de autocarros :D

me i eu disse...

Realmente há aqui com cada desculpa mais estapafúrdia, já a Pocahontas na cidade esclareceu tudo.... Só é admissível esse tipo de manobras a quem conduza veículos pesados, agora deixem-se de tretas senhores....Fazer manobras, marcha a trás e diab'a sete para fazer uma curva???

E depois as mulheres é que não sabem conduzir….. hupf

me i eu disse...

E SEGURANÇA? Que segurança advém de se entrar em faixa contrária????

Devia ser obrigatório refazer os exames de codigo e X em X anos.... para relembrar....
Digo eu...

VCosta disse...

me ie eu, não são desculpas!
São factos... é óbvio que não se faz isso em tudo quanto é sítio mas há situações em que é bem necessário!
Exames de código ou de condução?!

Eterna aprendiz disse...

Esqueci-me de incluir só uma coisa...

Podem não ser camionistas ou motoristas de autocarros, mas... Podem ter tido esse sonho :)
eheh

Guilhim disse...

Partilho do teu sentimento, e fico ainda mais revoltada quando esse truque de malabarismo rodoviário é feito sem piscas... porque fazer pisca não é coisa de homem!

o meu pai diz, sempre que o chateio, que no tempo dele se aprendia assim... não dúvido porque nessa altura não havia mulheres a ensinar! felizmente no código já vem descrito como se deve fazer esse tipo de manobras (já tirei a carta há 10 anos, mas ainda me lembro) e em lado nenhum diz que é preciso entrar em contra-mão para fazer uma curva!

Beijinhos

Anónimo disse...

Eu explico o problema: síndrome da Fórmula 1. Todos os homens que andam aí a deixar má impressão a desviarem o carro para o lado contrário antes de darem a curva apenas o fazem porque passaram anos a ver gente como o Ayrton Senna ou o Michael Schumacher a fazê-lo num F1, o que é lógico à velocidade a que vão, para não perderem velocidade na curva, porque estão num circuito, para o gajo de trás não ultrapassar, para tentar ultrapassar o da frente, etc...

BTW, eu sou homem e também me irrita quem faz isso, principalmente aqueles atrasados que ultrapassam o meu pobre Corsa com os seus super BMWs e depois não sabem fazer curvas com eles. Mas pelos vistos não tenho direito ao título de "condutor" porque tenho só 20 anos, mesmo que conduza com mais cuidado e respeito pelos outros do que a grande maioria desses condutores "super experientes" com o dobro da minha idade e com carros com o triplo da potência do meu.

Tá engraçado o blog ;)

Dr Phil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr Phil disse...

bem, dependendo do tamanho do carro e do ângulo da curva, essa manobra pode se justificar, mas claro, tendo em conta que só deve ser executada sem que nenhum carro circule no sentido contrario junto ao eixo da via, eu corroboro, em curvas apertadas, o carro entra mais direito sem risco de varrer a lateral...vá la, já conduziram algum carro grande?...eu tive um mitsubishi Galant AKA a baleia LOL, e tinha de fazer isso imensas vezes!

ClaudiaN disse...

"Artigo 43 do Codigo da Estrada:
1 - O condutor que pretenda mudar de direcção para a direita deve aproximar-se, com a necessária antecedência e quanto possível, do LIMITE DIREITO da faixa de rodagem e efectuar a manobra no trajecto mais curto.
2 - Quewm infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 60€ a 300€."

Alem de Tótós aínda estão a cometer uma ilegalidade.

By the way, faixa de rodagem é o todo da estrada, ie, de berma a berma. A faixa de rodagem é composta por 2 ou mais vias de transito. Neste caso devemos dizer que eles se aproximam da via de transito da esquerda, e nao da faixa de rodagem da esquerda.

Beijos e abraços.
Reciclem os conhecimentos do Codigo da Estrada pq o desconhecimento tb é um gd motivo de acidentes.

Eu Mesma! disse...

Belota...
sabes que os homens lidam muito mal com as curvaturas...

:)

Squeeze disse...

É o que se chama uma condução em que se dé enfase às manobras....por insignificantes que sejam, parecem sempre manobras de rallye executadas pelo melhor condutor do mundo...espalhafatosas, mesmo!!
A isso se chama tecnicamente " conduzir à homem "....
Embora o verdadeiro piloto não faça pisca neste tipo de situação....Belota, parece-me que te cruzaste com um aprendiz...

Belota disse...

Aprendiz de quê? de nabo? lol

Pois... faixa de rodagem, via de trânsito... ups! :D

Essa do rally não sabia mas já explica muita coisa.

E o meu desenho? Está ou não está bem explicativo? lol

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
dream* disse...

Se calhar são camionistas pouco habituados a ligeiros... LOL... É que com um camião do tamanho do mundo compreende-se. Aliás, nem há outra forma de o fazer... agora com um ligeiro... xD

dream* disse...

VCosta: Exames de código... Isso aprende-se no código (os pesados é que precisam de tomar a outra faixa para fazer a manobra. os ligeiros não)... A condução é a aplicação prática do código. Mas do código, as pessoas vão-se esquecendo, além de que vai sendo alterado. Já a condução, quanto mais tempo passa, maior a prática...

Wolve disse...

Euzinha: também com certeza te lembrarás que o código diz uma catrefada de coisas acerca de rotundas e de curvas sem visibilidade, e nenhuma delas pode ser cumprida porque as ruas de Lisboa nos obrigam a estacionar, inverter marcha, e fazer rotundas de todas as maneiras possiveis excepto as mencionadas no código. Digo-te para mais ainda, que na 5 de Outubro, ainda há bem pouco tempo estava uma plataforma no chão a fazer de rotunda, mas em forma de osso - que sugeria que conduzissemos todos à inglesa - e nem a PM sabia se multava ou não.

Para o caso específico, Belota, eu tenho um clio, que é minusculo, e faço isso sempre por um motivo importantissimo: quanto mais apertada for a curva, mais a minha bochecha se cola ao vidro. E se por um lado chegar ao traço incomoda ao de trás, manter o meu conforto sem me desncostar da berma causaria uma fila de alguns metros.

VCosta disse...

Código Dream*?!O código existe para se aplicar mas não passa de teoria!

É muito simples entender!
Se der espaço encosto-me à direita, se não der encosto-me à esquerda com o pisca da direita ligado...
E código?! Se a malta cumprisse tudo o que vinha no código o país não andava basicamente!

Camiões?! Já conduzi, não tanto como gostaria!
E vê-se muita situação nessa estrada de pessoas que acredito que saibam o código mas que de condução percebem muito pouco!

me i eu disse...

VCosta, só vejo desculpas....
eu tive como meu 1º carro uma peugeot 504 com 7 lugares... Grande como tudo e a direcção causava-me espasmos musculares após um estacionamento e munca fiz essa manobra... só me lembro de uma vez fazer uma curva mais apertada e subi o passeio com a roda de trás...
é que se me dissessem "cortar a curva por dentro" compreendo, agora aumentar o raio da curva? não percebo porquê, e com velocidade então é vê-los capotar...

Belota disse...

Não podia estar mais de acordo. E vamos não esquecer que eu conduzi um jipe GIGANTE durante muito tempo. Às vezes não fazia as curvas, é uma verdade, mas não fazia mesmo, com ou sem ângulo estranho, por isso não sei se isso serve como desculpa...

(além de que, e volto a repetir, quando as estradas são feitas, são feitas para que os carros lá caibam... pelo menos no geral, lol)

VCosta disse...

Porra, desculpas?!
504... porreira! Barulho inconfundível!
Subir passeios com a roda de trás?! Acontece quando não se dá espaço... que mais não é o que o homem deve ter evitado!
Eu não estou para aqui a defender que se deve conduzir assim ou assado... apenas digo que se deve fazer a manobra de modo a ser o mais rápido possível! É que entrares junto à berma e não tiveres espaço o mais certo é entrares na outra rua em contra-mão!
E capotar por dar as curvas por fora?! Quanto maior for o raio menor é a possibilidade de capotares menina!

VCosta disse...

Belota, o teu jipe parece que não cabia! E todos sabemos que há estradas e estradas!

me i eu disse...

VCosta isso do raio da curva tem razão, my bad, embora continue a fazer uma certa confusão...

Belota e em estradas de duas vias de sentido unico os Srs que se encostam á direita para virar á esquerda e com sorte levam a frente do carro a fazer a curva, e ainda ficam a chamar nomes....

VCosta disse...

Pronto, vamos agora começar com erros e defeitos de homens ou mulheres... por mim termino aqui!
Conduzam bem...

Anónimo disse...

Foda-se tu és mesmo idiota.