domingo, 11 de maio de 2008

Computadores

Apesar das inúmeras piadas que correm na net sobre mulheres e computadores, penso que hoje em dia andamos todos mais ou menos em pé de igualdade. Se as mulheres não sabem mais sobre computadores, é porque não precisam. Para nós as coisas electrónicas servem um propósito e pronto. Não precisamos de saber como operam ou como se chama cada componente. Basta-nos que funcionem. E por falar em funcionar, tenho andado com uma dúvida informático-existencial:

- se eu apago coisas no Windows, essas coisas vão parar à Reciclagem. Mas se eu apagar a Reciclagem, para onde é que ela vai?!


(É que já me aconteceu isto 3 vezes no Vista e tive que restaurar a sessão. Pelo menos sei como restaurar a sessão, o que já não é mau…)

8 comentários:

Ana disse...

lolol A reciclagem vai para a reciclagem! E mesmo que apagues ela não desaparece porque é essencial para o sistema funcionar correctamente!

Eu não sei os nomes de todos os componentes mas sei algumas coisitas!! :p

Belota disse...

Não era restaurar a sessão que eu queria dizer, mas antes restaurar o sistema. lol Eu bem digo que saber o nome das coisas não é essencial... ups

Obrigada Ana! Mas mesmo assim não percebo, depois de a apagar, onde é que a vou buscar outra vez? É que me fartei de procurar e nºao encontro mais reciclagem em lado nenhum! :S

Anónimo disse...

A reciclagem é uma pasta criada por "defeito" pelo sistema operativo e destina-se a guardar todos os ficheiros apagados.Todavia, quando apagamos esses ficheiros dessa pasta..simplesmente é irreversivel, nunca mais os vês.
Basicamente a reciclagem é uma pasta intermedia.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Belota: http://www.computerperformance.co.uk/vista/vista_recycle_bin.htm


anónimo: cuf cuf cuf....

Solo disse...

a reciclagem tem como objectivo precisamente guardar durante algum tempo (aconselha-se que seja bastante tempo) aquilo que apagamos para que se mais tarde nos arrependermos podermos recuperar essa informação - por isso é até cómico quando as pessoas esvaziam a reciclagem logo a seguir a terem mandado para lá alguns ficheiros, e digo isto sem nenhum tipo de depreciação eu que até costumo considerar-me 'info-excluido' :)

depois de esvaziados da reciclagem de facto os ficheiros não desaparecem e se for logo a seguir é até possível recupera-los integralmente, mas ficam gravados em áreas do disco que serão utilizadas (ou seja será gravada informação por cima) quando necessárias pelo sistema o que significa que ao fim de algum tempo torna-se mesmo impossível recupera-los. Acho eu.

Anónimo disse...

solo: é mais ou menos isso... Na realidade, a reciclagem é uma ligação complexa para uma pasta escondida do sistema. Existe uma pasta desta em cada disco (se tiveres 10 partições, tens 10 pastas escondidas) é do tipo: "{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}". quando "apagas" um ficheiro por omissão, vai sempre parar a pasta escondida (mas a sua estrutura física não é alterada). Depois, quando clicas em limpar reciclagem, então aí é posto uma máscara aos bytes de forma a indicar ao disco que deixaram de ser marcados como ocupados, e passam então a espaço livre em disco. Os dados nunca são realmente removidos do sistemas, apenas são reescritos por outros.

Belota: como é da tua vida? Já recuperaste o teu ícone do Vista? Quando é que instalamos o Linux da tua máquina? :P
(Pareço aquele sketch do Gato Fedorento: Desça da sua árvore para falarmos da sua máquina... da sua máquina :P)

Belota disse...

Bem, parece que só a Ana e o Ruben é que perceberam o meu problema. lol Mas obrigado a todos! :) Ruben, o teu link está perfeito. Era mesmo isso! Problem solved!!!

Canephora disse...

Bom... já não chego a tempo de esclarecer nada e ainda bem... mas pelo que me apercebo aqui... tão mau é saber muito como mau é saber nada.
Por isso Belota... ainda bem que te enviaram um link onde os leigos podem parecer engenheiros.