segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Saramago

As pessoas que se estão a mostrar muito ofendidas com os comentários do Saramago não devem ter lido a mesma Bíblia que eu. De certezinha.

66 comentários:

Mnemósine disse...

A sic fez umas entrevistas de rua e poucas foram as pessoas a dizer que liam. Acho que é isso.
E ou não sabem quem 'é' Caim ou não sabem como se chama o novo livro do Saramago (e por isso não somaram a+b).

Anónimo disse...

o saramago escreveu o livro em 4 meses. e precisa de vende. marketing puro. alguem lhe devia dar a ler o "das kapital" ou o 2livro vermelho do comunismo". tenham vergonha. ou entao vejam a entrevista da tvi ao pdr. tolentino.ridiculo. dan brown II. segue o comboio para o estrelato facil. para o inferno claro, onde vai fazer comapanhia aos que pensavam como ele, desde lenine a pol pot.

a biblia e o espelho do ser humano. e duro, mas e verdade.

Sabina disse...

Não, Belota. Não se trata de não ler a biblia, nem sequer, no meu caso de ser católica. Trata-se das pessoas estarem cansadas de, em nome de um marketing manhoso, verem Saramago sempre a atacar a Igreja de uma forma tão gratuita.

Eu pessoalmente estou cansada de o ver a destilar tanto ódio pela igreja e por Portugal e curiosamente são a instituição e o país que mais dinheiro lhe dão a ganhar.

E lá está: eu nem sou Católica.

Belota disse...

Percebo o comentário de o Saramago estar sempre a atacar a igreja. OU outra coisa qualquer. O facto de estar sempre do contra. Mas o que ele comentou sobre a Bíblia é verdade. Por muito que nos pareça mal. Mas é! E acho que ele não precisa de publicidade gratuita. Simplesmente limita-se a dizer o que pensa. Nós também o fazemos, com a excepção que não temos os media em cima de nós a levar a nossa opinião ao mundo à espera da censura pública.

Não o devia ter dito? Se calhar não. Mas é uma grande mentira? Acho que não...

O que não falta são histórias cruéis na Bíblia... E isso é uma verdade que não tem que significar uma ofensa à religião. Acho eu.

Catarina disse...

concordo!

Pamat disse...

Assino por baixo o que escreveu:)!!

Quantas situações na história foram relacionadas com a religião e por um livro escrito por HOMENS?!

ps: não foi só a biblia...

Abobrinha disse...

Concordo que o pessoal da igreja tem alguma dificuldade em lidar com a crítica. Mas o Saramago também. E é curioso como ele diz mentiras como "estaríamos melhor sem a Bíblia" mas não é capaz de ver factos como "estaríamos melhor sem a esmagadora maioria dos regimes comunistas". Não que em nome da Bíblia não se tivessem cometido atrocidades, mas ele não vê que a ideologia dele foi responsável por coisas indizíveis?

De resto, não tenho a certeza que leia o livro dele: Bíblias à parte, alguns dos livros dele mais recentes têm sido um bocado ao lado e entraram na minha lista de "quero o meu dinheiro de volta". E não é uma lista boa para estar!

Síndrome dos Trinta disse...

Mas não é este um país democrático? Ninguém tem ou não de subscrever o que o Saramago disse, é apenas uma opinião e ele tem direito a ela. Pessoalmente concordo e até acrescentaria mais, mas isso são outros "500". Se é mkt bom ou mau, duvidoso ou claro, não interessa, o objectivo terá sido alcançado. Por outro lado, a igreja, que se deve abster e se manter afastada de propagandas (como lhe chamaram)está a ter muito protagonismo. Hipocrisia? Parece-me...

Dr Phil disse...

são delirios de uma pessoa em idade mto avançada...afinal de contas, a biblia, e a religião que a acompanha não estão de forma alguma relacionadas com alguns dos actos mais brutais executados em nome destas....mentes complexas vs mentes formatadas...

Belota disse...

Síndrome dos Trinta, my point exactly! :) Até parece que nós às vezes também não temos opiniões controversas. Não temos é 20 microfones à nossa frente quando nos expressamos!

Paulo Fontes disse...

Eu já li a Bíblia, Antigo e Novo Testamento, de fio a pavio, comentários teológicos de rodapé incluídos, procurei outras fontes que me ajudassem a entender melhor o que li, desde apócrifos a livros de outras religiões, a Bíblia é um conjunto de livros e cartas... Acho que deveria ser de leitura obrigatória assim como os Lusíadas, pois com a quantidade de feriados religiosos e com o 10 de Junho, o minimo seria as pessoas darem-se ao trabalho de ler, a origem de tantos dias de lazer, visto as religiões estarem fundamentadas nesses livros, já li das Kapital e o manifesto...
Quanto à escrita do Saramago é intragável, alguma coisa tem que dizer para despertar a curiosidade de quem lê, pois com a merda que escreve, seria muito dificil vender alguma coisa sem ser a um público limitado. O Nobel não lhe trouxe qualidade ao que escreve.

Belota disse...

Paulo, tal como tudo, é uma questão de gosto, e a escrita do Saramago é muito boa, independentemente de gostarmos dos temas ou não. Eu detestei o Memorial do Convento e o Ensaio Sobre a Cegueira é o meu livro preferido. O Saramago vende por ser quem é. Não está interessado em bater recordes de vendas nem em publicidade extra. O Nobel traz dinheiro e reconhecimento, não um curso que ensina as pessoas a escrever de outra forma. O talento que ele tinha antes continua a ser o mesmo. Uns gostam outros não. Mas isso é como tudo na vida!

Anónimo disse...

É puro marketing para estúpidos!!!

Anónimo disse...

"É puro marketing para estúpidos!!!"
Gostam da igreja e não gostam de ouvir criticas?

Acho que as pessoas que estão a usar o cerebro não acreditam na igreja ou será o contrário?

Uma coisa é certa existem pessoas dizem que não conseguem fazer isto e aquilo, mas se tiver perto algo a ver com a igreja (é como se lhe desse poderes) conseguem fazer.

Eu (como hei-de dizer...) se acreditar que não consigo vou fazer o maximo para o conseguir(estou-me a referir a coisas fisicas, e não psicológicas(de problemas psicológicos estou eu cheio:P)).

Eu não acredito na igreja e tento "abrir" os olhos às pessoas novas, e mostrando que a igreja não é realmente tão boa e tão coisa como diz,mas...

Uma coisa é certa dantes a igreja teve uma grande função para "nós"(mundo), a igreja era a moral dos nossos soldados quando combatiam uns com os outros.
Os que tinham passado algum tempo na igreja criava alguma moral e tal e coiso.
Acho que essa foi a unica benefecia que a igreja trouxe ao mundo.
De resto...

Agora a igreja só cria guerras e conflitos, e agora acho que está na altura de evoluiremos e aboliremos a igreja, tanto a igreja cristã como os muçulmanos e isso tudo.

Anónimo disse...

P.S: o gajo do post era o Galrito :P
Só por causa desta vou já fazer uma conta:P

Paulo Fontes disse...

Um amigo meu em tempos disse-me: _Há quem diga que os gostos não se discutem, mas eu discordo pois há bom e mau gosto.
Há autores que acho intragáveis, Saramago é um deles, há outro que não vou mencionar agora, mas também é conceituado e intragável para mim, embora este último já tenha ido desta para melhor, não é por não ler pois antes de criticar, tento ler uns quantos livros...
É claro que muito se vai falar sobre o que ele disse, o que a igreja respondeu ou o que a peixeira comentou com a freguesia, no final, Saramago atingiu o objectivo, que falem dele, bem ou mal mas que falem.
Belota, achei de mau tom, o que Saramago proferiu, é claro que a Bíblia relata batalhas horrendas, descriminação, traições, na História de um povo, mas também tem poesia, música e histórias de muito amor. Sem falar que cada época tem, ou tinha o seu estilo literário, é preciso conhecer o simbolismo ou os floreados próprios de cada época.

Actualmente, não me posso dar ao luxo de ler certos livros, tento ler o que vai de encontro ao que procuro criar.

Fica bem Belota.

Dr Phil disse...

isto tornou-se o "guia das mulheres para fanáticos religiosos"??

Anónimo disse...

É um blog em que todos expressam opinião, e expresso a minha "ele não presta, os livros dele são maus" lol

Belota disse...

E eu expresso que acho muito bem que tu te expresses. lol E expresso também que acho os livros bons. lol E ainda bem que não gostamos todos de amarelo :)

Catarina disse...

toda a gente percebe que isto foi uma infeliz jogada de marketing. aliás, infeliz não, porque o livro já é super falado à conta desta polémica. e não ficou nada bem ao sr. saramago.

Anónimo disse...

AQUI VAI O QUE PENSO: alem de ser uma escritor inenarravel, tenta vender a custa da igreja. mais uma vez. nao esquecxer que foi por isso que se auto exilou num ailha recondida vulcanica. nao faz falta.

igreja com demasiado protagonismo? a pessoa que escreveu isso deve ser um profundo burro. chama se direito de defesa

o saramgo escreve o livro em 4 meses. alguem escreve alguma coisa em 4 meses? nem a rebelo pinto

a bliblia e um conjunto de livros muuito diferentes entre si e espelha bem a alma humana, capaz do melhor e do pior. mas a mensagem esta la: amar o proximo. com exemplos. do melhor e do pior

saramago com o nobel? basta ler a entrevista com o philip roth no actual (Expresso) desta semana, onde ele brilhantemente ridiculariza os criterio de escolha

obama?!
a nao sei quantas que ganhou o nobel da literatura?

nao brinquem

la por serem macons e/ou comunas...

pinxexa disse...

Ele não atacou a Igreja. Atacou a Biblia.`São coisas distintas. Duvido é que ele tenha lido a biblia, mas isso é outra conversa. Mesmo que este senhor acredite no que disse, fica-lhe mal dizer estas coisas, porque sabe que iria ferir susceptibilidades.
Um Nobel não deveria precisar de o fazer.
A quem muito é dado, muito é exigigo.
A sua idade já lhe deveria ter dado sabedoria para estar caladinho.

Anónimo disse...

Atacar a Bíblia é atacar os valores da Igreja e portanto é a mesma coisa...

Belota, tens toda a razão..ainda bem que não gostamos todos de amarelo, seriamos uma seca!!! :P

pinxexa disse...

Peço desculpa mas não posso concordar consigo Anónimo.
Atacar a Biblia e atacar a Igreja não é a mesma coisa!
Atacar a Biblia é atacar o Cristianismo que, como sabe, não se esgota com a Igreja.

coyote disse...

Ele tem o direito de dizer o que quer e eu tenho o direito de o mandar para o raio que o parta! Imbecil!

Anónimo disse...

que disparate "pinxeta"

é claro que é a mesma coisa, mesmo se a doutrina diverge (cristaos, protestantes, ortodoxos, etc) a base é sempre a biblia, mais testamento, menos testamento, mais livro menos livro

o que e facto e que esse "senhor" faz a sua (inenarravel e i-mercedora de qq nobel) a custa da igreja. deja vu? nao. dan brown chegou a seguir. este ja anda a tentar fazer isso ha muito

por isso proponto ao sr. saramago: fale com o lobo antunes e comece a publicar literatura mercedora de nobel. e sim ja percebemos o seu odio figadal a igreja. nisso estou consigo mas ao contrario: todos os que apoiam ditaduras inspiradas no "das kapital" deviam ser erradicados da fase deste planeta. alberto joao jardim, pequeno ditador, tem toda a razao: a simples exsitencia de um partido comunista, que defedende aqueles ideiais, é insconstitucional. e tao mao ou pior que o famoso pnr.

a sorte de saramago e estarmos em democracia, no ocidente. se estivessemos no regime que ele apoia esta dx de terra ou num qq gulag na siberia

alem do mais nao podemos renegar as origens cristas de Portugal, para o bem ou para o mal sao 10 mil anos de historia
mesmo que acha palhacos que votem no pcp ou pior ainda no berloque de esquerda.

viva a democracia! fora o pcp e afins.

saramago: back to the ilha. vai tentar vendewr a custa de outros. a tuia sorte e que cristaos nao sao judeus ou arabes...

Dr Phil disse...

txiiii....eu que não sou baptizado já estou com medo de frequentar este post....o assunto da maité Proença já arrefeceu viraram se para o Saramago...ide ler a bíblia de novo...ide!

Anónimo disse...

ide ler o livro vermelho do comunismo, ide!

Dr Phil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr Phil disse...

...Deus, Pátria e Família..."esse" fartou se de ler a bíblia...

Catarina disse...

o que vai para aqui....! :S

Unknown disse...

Até posso concordar com a facto das declarações de J. Saramago serem pouco politicamente correctas e, talvez, até desnecessárias e provocatórias, tendo em conta a sua mais que provada reputação e grande mérito. Se era necessário? Penso que não. Mas o que é certo é que o senhor já tem idade e estatuto mais que suficientes para poder dizer aquilo que pensa, independentemente de ferir susceptibilidades ou criar movimentos "anti-Saramago" no seio da Igreja Católica. Saramago é um escritor brilhante, provavelmente um dos melhores escritores actuais e que deixará, sem dúvida, uma grande marca na literatura portuguesa. E não apenas por ser o nosso único Nobel da Literatura, mas por aquilo que deu a Portugal e ao Mundo com os seus livros!

O problema é que nós raramente damos valor àquilo que temos e corremos imediatamente na tendência de substimar tudo o que é português. É certo que é uma personalidade controversa, arrogante até, mas tem cartas dadas e nós deveríamos reconhecê-las. Se os católicos não gostam, paciência! Nem todos temos que gostar do mesmo, mas isso não invalida que por isso estejamos proibidos de expressar a nossa opinião...

Não nos devemos também esquecer que o "Evangelho Segundo Jesus Cristo", um livro absolutamente fantástico, foi vetado da lista de participação a um prémio literário europeu pelo então Secr. Estado da Cultura, apenas por não tratar a história de Cristo de uma forma convencional... Afinal, onde está a liberdade de expressão??

Anónimo disse...

Dr Phil, respeita as outras pessoas, e não me digas que leste a bíblia quando nem baptizado és...portanto, não fales do que não sabes.. Fala só do saramago...

Belota disse...

Esperem lá, mas é preciso ser-se baptizado para ler a Bíblia...?!

Anónimo disse...

Não, não é.....mas duvido que haja mta gente que tenha lido a biblia, mesmo católicos, quanto mais não sendo.

Pamat disse...

Bem temos alguem aqui com uma tendencia fanatica religiosa, e que não admite critica.
É alguem que ataca quem é maçon ou comunista(então é da opus dei), quem seja agnostico ou ateu para este anonimo não há hipotese de critica(tolerancia).

Vou perguntar: Quantas mortes foram evocadas durante a história como arma de arremesso(biblia)?

ps: tal se passa com o corão e com a torat(aqui menos).

Squeeze disse...

Eu sou baptizada e não li a Biblia...e então??
Querem lá ver que não me deixam ler Saramago por causa disso?
Por amor da Santa! O que para aqui vai só porque o senhor disse não sei o quê ( juro que ouvi ontem e nem me lembro o que foi... tal foi a importância que lhe dei....cheira-me que a Igreja devia fazer o mesmo).... já todos reparámos que o senhor já não vai para novo...e as pessoas de uma certa idade têm a mania que têm a lingua afiada....e é o que se ouve...
Quem gosta lê, quem não gosta não lê! Ponto final....a opinião do sr. sobre a biblia não tem a ver se os livros dele são bons ou maus...já li livros que adorei ( O Evangelho segundo Jesus Cristo - uma visão refrescante - e o Ensaio sobre a Cegueira - do melhor que foi escrito nos ultimos tempos... ) e outros que detestei e nem me lembro dos nomes....

Peace and Love pessoal....não vamos perder a cabeça por causa disto....

Anónimo disse...

querer comparar o numero de vitimas das cruzadas com o milhoes de mortos do comunismo - ques saramago defende - e absolutamente absurdo

saramgo quer vender livros e encontrou o tema ideal: ataca a igreja. ganhou um nobel. claro, com os favores da real vermelha academia sueca. basta ver os nobeis este ano. obama? ridiculo. sobre o premio nobel da literatura ver a entrevista do phillip roth no cartaz (expresso. ridiculo II
dan brown segui-lhe. claro que o calibre intelectual nao se compara.
mas como ja percebi que as pessoas aqui nao lem melhor que a literatura tipo rebelo pinto e afins, nem vou argumentar mais...

ainda a assim vou explicar pela ultima vez: a biblia e um livroescrito por homens para homens. retrata o melhor e o pior da humanidade. livro do genesis, apocalipse, sao assuntos complicados e que requerem uma leitura para la do que esta escrito. ou seja, tem segundo siginifcado. a bliblia ensina a amar o proximo e a perdoar. sim, a inquisiçcao foi um erro (politico, ja admitido), a questao do preservativo hipocrita, ..... A igreja é constituida por homens para os homens. e os homens sao conhecidos por errar. ou seja ha criticas e criticas. criticas de uma pessoa que como nobel devia estar bem informado e tocar nos pontos sensiveis (porque os ha..)

nao e uma critica daquelas...querem criticar? ataquem o cerne do terrorimso mundial: o fanatismo do islao...

para acabar...a bilbia tem passagens maravilhosas e parabolas- para os burros, uma historia que tem um siginifcado. Claro que a visao do apocalipse nao e bonita, mas e apenas uma parte do conjunto de livros que compoem a bliblia

ou sera que preciso de falar dos horrores do comunismo ou do nazismo, em nome dos quais de mataram milhares em pleno sec.20 ..? ou comparar com as cruzadas?! ridiculo!
conclusao: como ja foi referido, "e marketing, BURRO". serve para vender livros de um senhor que tem um estilo horrivel. mas ha alguem que goste de saramago? nunca conheci ninguem. devo ser unico mesmo!

Unknown disse...

O homem não deixa de ter razão, aliás 90% de pequenas guerras são sobre o que?
Religião!

Pessoas morrem em nome de crenças e que estão na cabeça dela para se sentirem mais confortáveis!

ele escrevem um livro em quatro meses?

Grande coisa, o Pessoa (Neste caso Alberto Caeiro) escrever 30 versos de seguida sem parar!

Pamat disse...

A Belota que me vá perdoar mas este anónimo revela um pouco de ignorancia histórica e contemporanea.
As religiões servem, e sempre serviram para ter outro intento, que é, e sempre foi a razão económica, e ainda hoje é feito veja-se o que acontece ao nivel do fundamentalismo religioso dos prostestantes na america latina e em Africa, e do catolicismo nas Filipinas que é aberrante.
Ou a teoria do criacionismo nos Estados Unidos para ser ensinado nas escolas, ir contra tudo o que a ciencia andou a evoluir.

FANATISMO HÁ EM TODAS AS RELIGIÕES!

Satanás disse...

A bíblia é uma treta.

isto sou eu a exercer a minha liberdade de expressão.

Luh disse...

Discussão interessante que abriste,Belota.Fala-se daquele que disse aquilo da religião e é ver toda a gente aqui.
Paaahh! é uma jogada de marketing Belota,queres é comentários aqui!
Estou a brincar =)

Mas,sinceramente,sobre este assunto.Prefiro não dizer grande coisa.

Anónimo disse...

ao pamat

1- que raio de nome e esse?
2-e claro que a religiao foi e é uma arma ao serviço do poder, legitimo ou ilegitimo. resta saber se e bem intencionado ou mal intencionado. ser cristao e sobretudo seguir os 10 mandamentos. nada te,m haver com seitas religiosas que se aprveitam da ignorancia dos outros.

ora, isto leva a outro ponto: estamos no mundo moderno ocidental. democracia. cada um pode exeecer a liberdade de expressao.

mas se alguem chegar a minha casa, e me comecar a insultar, a chamar nomes a minha familia ou a feitos desagradaveis do genro eu reajo: olho por olho dente por dente.

e a mesma coisa.

um escitor de merda, que foi eleito gracas aos seus filiacoes comunas e maconicas (que tem como objecitvo ultimo destruir o cristianismo) entra e mostra um desrespeito tal pelasminha crença que a unica reaccao so pode ser esta.
outra coisa e, civilizadamente, sentar a mesa e por os dedos nas feridas (poruqe as ha. la esta, a igreja e consituida por homens. homens sao conhgecidos por errarem. e humano)

mais, o palmat ou la com te chamas, que disse que "religiao e o opio do povo" foi sao bernardo, ao contrario do que para ai consta.

cada um da a intepretacao que quer a religiao. so que comparar a realidade social, economica e politica de uma america latina ao mundo ocidental so mostra a sua ignorancia.Um latino americano na sua depressao economica e social procura remedio na reliao - dai muitas vezes as seitas.recomendo tirar as seguintes cadeiras na faculdade: sociologia e antropologia. e historia politica e economica ja agora.

mais: ja que julga minimanente inteligente, saiba que o grande 8mentiroso) mario soares era comunista ate ir um dia em visita a ex urss. depois foi lutar incansavelmente contra cunhal. porque viu o qu era aquela realidade. inflizmente os grandes oportunistas da historia como hitler aproveitaram.se dpo contexto ecomomico e social mau e dele tiraram proveito. na america latina e a mesma coisa. chavez e companhia limitada, fidel, esses "good fellows".

para acabar: cada um da a interprtacao que quer a religiao. mas em sociedades menos desenvolvidas, sempre houve ao longo dos seculos uns supostos milagreiros

3. Satanas: estas no teu direito. mas critica sempre com respeito pelas crenças dos outros sim?

Pamat disse...

Protestantes são seitas? Ok e eu é que sou ignorante! O catolicismo nas Filipinas é também uma seita? Ok!

Nada a comentar mais com alguem que mete comunismo e maçonaria e Mario Soares(sim é maçon loja francesa) que confusão vai para ai...

Não comento mais neste topico:).

Satanás disse...

Concerteza anónimo. Respeite este direito então:

A bíblia é uma treta.

Nem sequer tem que o comentar ou referir. Respeite a minha opinião.

Já agora, tem todo o direito de referir o seguinte:

"maconicas (que tem como objecitvo ultimo destruir o cristianismo)"

além do mau português, ignora os verdadeiros principios da maçonaria. Alguns deles:

Igualdade, fraternidade e solidariedade.

Anónimo disse...

ignorante pamat:

-filipinas e o extremismo de uma religiao. como qq extremo e condenavel.logico.

-qd falo em seitas falo tipo iruds e afins. ponto. o aproveitar da fragilidade humana em proveito economico.

nao ha confusao nenhuma: o saramago e macon e comuna. ponto. e foi gracas a isso que ganhou o nobel. dificil entender?


"Não comento mais neste topico:)."

eu tb nao. com ignorancias destas e dificil

Satanas: se acreditas nisso e porque nao tens ideia nenhuma do que e a maconaria nem os seus verdadeiros objectivos. o mundo esta neste estado muito gracas a estes tipos porreiros. ja viste uma nota de um dolar? ja ouviste falar em nova ordem mundial? ou o clube bilderberg? o clube dos 300? a comissao trilateral?

Cambada de parolos armados em pseudo-intelectuais bloguistas recomendo vivamente a traducao do vosso pensamento para livro via oficina do livro.

Anónimo disse...

ignorante pamat:

-filipinas e o extremismo de uma religiao. como qq extremo e condenavel.logico.

-qd falo em seitas falo tipo iruds e afins. ponto. o aproveitar da fragilidade humana em proveito economico.

nao ha confusao nenhuma: o saramago e macon e comuna. ponto. e foi gracas a isso que ganhou o nobel. dificil entender?


"Não comento mais neste topico:)."

eu tb nao. com ignorancias destas e dificil

Satanas: se acreditas nisso e porque nao tens ideia nenhuma do que e a maconaria nem os seus verdadeiros objectivos. o mundo esta neste estado muito gracas a estes tipos porreiros. ja viste uma nota de um dolar? ja ouviste falar em nova ordem mundial? ou o clube bilderberg? o clube dos 300? a comissao trilateral?

Cambada de parolos armados em pseudo-intelectuais bloguistas recomendo vivamente a traducao do vosso pensamento para livro via oficina do livro.

Anónimo disse...

vamos por partes, que confusao!

José Saramago disse que a "a Bíblia é um manual de maus costumes" e que "tudo aquilo [a Bíblia, bem entendido] é absurdo e disparatado".



Penso que o «amai-vos uns aos outros» não é absurdo nem disparatado. Assim como não o é (Antigo Testamento) a ideia-matriz definidora da religião: «Prefiro a misericórdia ao sacríficio.» Saramago confunde a prática institucional das igrejas com a sua essência doutrinária. Pôr no mesmo saco Cristo e a Inquisição, seria como confundir Marx e Estaline.

Anónimo disse...

vamos por partes, que confusao!

José Saramago disse que a "a Bíblia é um manual de maus costumes" e que "tudo aquilo [a Bíblia, bem entendido] é absurdo e disparatado".



Penso que o «amai-vos uns aos outros» não é absurdo nem disparatado. Assim como não o é (Antigo Testamento) a ideia-matriz definidora da religião: «Prefiro a misericórdia ao sacríficio.» Saramago confunde a prática institucional das igrejas com a sua essência doutrinária. Pôr no mesmo saco Cristo e a Inquisição, seria como confundir Marx e Estaline.

Belota disse...

Anónimo de 3 posts acima: temos alguma coisa contra a Oficina do Livro? Ai, ai, queres ver...?

Quanto ao resto, vou ter que ir ler com mais calma e tempo mas que vai para aqui uma animação, lá isso vai...

Anira the Cat disse...

A Bíblia tem partes interessantes, entediantes, arrepiantes, enfim...O Saramago tem a sua opinião, tem todo o direito a tê-la. Posso não concordar, mas respeito isso. Se é Marketing barato... ora, é, mas cai quem quer. Eu sou católica, já li a Bíblia, não me senti minimamente ofendida com o que ele disse. Aliás, até me passou um bocado ao lado.

Dr Phil disse...

...alega se uma pessoa cheia de valores alguém que nem a decência tem de se registar no Blog para postar propaganda fundamentalista cristã.

na minha opinião, jesus cristo, foi o fundador do pensamento comunista, e esta hein?...

sr/sra Anonimo, por acaso não terá no guarda roupa um blazer azul marinho com botões doirados com ancoras em tamanho 54? é que queria ver se me servia...

Bombastic disse...

Tchiiii!!!

O que para aqui vai!?


Graças a Deus que nasci Ateu...

:)))

Anónimo disse...

1-Dr phill, nao pertenco ao PP nem afins.

2- anira the cat: ha limites. se eu entrar sua casa e a comecar a insultar, sem que me tenhas feito algum mal nao ias gostar. e a mesma coisa. estamos em democracia. livre debate de pensamento. mas por favor com respeito minimo pelas crenças dos outros. nao ataques claramentente a querer provocar uma reaccao adversa e nao um dialogo contrutivo. principalmente quando se trata de um nobel. e preciso medir bem a violencia nas criticas nem vou entrar outra vez pelo facto de ainda manter a crença num sistema que ja se provou que nao funciona e o facto de querer vender à custa da igreja.

simplesmente nao se pode levar as coisas a letra. esse e o principal erro na critica. a bliblia e o espelho da condicao humana: boa e ma!

Anónimo disse...

belota: nao tenho nada contra a oficina do livro. pelo contrario, ate conheco uma escritora que escreve para estes ultimos, que posso recomendar de caras...

Anónimo disse...

Não sei o que é mais chato: Se a Biblia, os livros do Saramago ou a quantidade de mentecaptos que se "agridem" à conta disso!

BA disse...

Para quem andou a criticar o tal anonimo, só peço que vejam as declaraçoes do tal saramago proferidas durante o dia de hoje.
Uma autentica vergonha.Isto nao é liberdade de expressao.Isto é uma falta de respeito pelas religioes.

Quem defende um escritor que seja capaz de afirmar estas palavras, então é bem capaz de nao pertencer a este mundo.


Neste mundo ainda existe valores que devemos preservar.

Fracamente...

cumprimentos

BA disse...

Desafio a todos a comentarem as declaraçoes...vá esforcem-se...

E depois ainda condenam a Igreja de vir defender a sua ideologia..

Cá na minha casa, entao foi uma revolta...

Liberdade de expressao nao compadece com insultos gratuitos...

cumprimentos

Bombastic disse...

Tá bonito tá!!!

:))))

Anónimo disse...

ba: esse foi o problema desde o pricipio: expor o nosso ponto de vista, criticar mas sem ofender as crenças dos outros

eu não gostaria que alguem entrasse em minha casa e me ofendesse daquela maneira. e a mesma coisa. ou seja, posso ter uma discusao sobre os temas em cima da mesa. mas nao daquela maneira. especialmente vindo de alguem que recebeu um premio nobel...

Satanás disse...

BA, anónimo e etc...

Exercendo novamente o meu direito de liberdade de expressão:

A biblia é uma total treta. Um livro de fábulas. Uma obra literária com o seu valor histórico, sem dúvida. Tal como são outros livros de fábulas ou de mitologia grega (que retratam batalhas verdadeiras incluindo em tais contos deuses, seres mágicos, etc).

A biblia serve para absolutamente nada. É para ficar fora das escolas. Dentro de um estado democrático a religião não entra e não serve para nada.

end of.

Quanto há maçonaria, só tenho a dizer que em vez de atacar sem saber e andar com conversas da treta de conspirações... que tal tentar realmente ler o que eles têm para dizer? e depois volte cá e diga se não é a mesma moralidade que pode retirar de qualquer biblia.

Anónimo disse...

As pessoas que se ofendem foram "obrigadas" a pensar que são cristão, não praticam, nem na igreja, nem nos actos. São crentes convencidos que têm o multibanco da salvação num avé maria ou padre nosso.
Eu sou ateu, estudei a biblia quando era novo e foi depois disso que percebi que Deus não existe, que Deus é a fachada perfeita para o negócio de milhões que é a crença.

Anónimo disse...

sou crente e praticante e nada ou muito pouco dei a igreja. ridiculo. a nao ser que estejamos a falar se seitas. isso sim, e negocio. mas sim. hoje pratica-se pouco na sociedade. e verdade. ha muitas arestas a limar para ter uma igreja moderna.

satanas, quanto a ti so tenho a dizer o seguinte: macons influenciaram, mudaram, manipularam e sobretudo mataram alvos especificos em toda a historia mundial. es mesmo inculto! quem e que achas que manda no planeta? o papa nao? e que nem o obama. judaico-maconaria, trafico de droga e humano, e o petroleo. ajuda para iluminares ai no inferno?

Satanás disse...

blah blah blah

troca "macons" por inquisição e tens realmente uma história factual de gente que influênciou, mudou, manipulou e sobretudo mataram alvos especificos e inespecificos!!!

"inculto"? lol... nem me ponha a falar das ordens religiosas (ordem de malta, de cristo, etc etc etc).

procure ajuda psiquiátrica por favor.

Squeeze disse...

Anónimo
Assim como tu chamas os nomes que te apetece ao saramago e dás a tua opinião sobre os livros dele, livremente, e a destilar veneno mais do que necessário, parece-me o Saramago tem o direito a dizer o que bem entende sobre a Bíblia...
A liberdade de expressão não é só quando as coisas nos agradam...é toda a gente ter o direito à sua opinião, e mais do que isso, a exprimi-la quando e onde bem entende....
Se isso vai contra os interesses estabelecidos, nomeadamente a Grande e Intocável Igreja Católica, temos pena.....
Sem querer ofender, as suas dissertações raiam o fanatismo...mas como é católico é bem aceite....

Anónimo disse...

exacto, sobretudo quando estamos a falar do saramago que apos o 25 de abril, e director do Diario de noticas despediu 150 jornalistas apenas por um simples facto: nao pertecerem ao PCP

Que grande hipocrisia, vindo de quem vem!

satanas: e certo que uma vida humana nao tem valor. mas a inquisicao - do qual a igreja ja pediu desculpas publicas - o numero de mortes e incomparavelmente menor que as vitimas do comunismo. e nao me lembro do partido comumunista ter pedido desculpa. pelo contrario. basta ver a entrevita que a "deputada ana rato da ao cm
eis o link

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=AA296E2C-E5E6-49E3-8925-460AC205612C&channelid=00000019-0000-0000-0000-000000000019

pensamentos que saramago defende. e que vai para espanha para nao pagar impostos ca.

portugal nao precisa deste senhor, que recebeu o premio novel gracas a sua cor politica.

duvidas? veja a entrevita a medina carreira na unica desta semaman

HIPOCRICIA e FANATISMO = SARAMAGO

porque sera que ele nao ataca o corao? ah, se calhar porque lembra-se quando salmon rushdie o fez...

porque os cristaos nao sao fanaticos. mas reagem a ataques hipocritas, vindas de alguem com o passado e crenças de saramago. va para espanha amigo. ah, mas nao se esqueca de pagar impostos!