segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia Internacional do Voluntariado (e "Dia Internacional do Tempo", ninguém inventa?)

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado, que é muito bonito e tal, mas muito mais complicado do que parece. Há experiências destas, há instituições a não responderem sequer a inscrições de voluntários, há falta de tempo. Também há projectos louváveis e quem dê tudo o que tem e não tem por uma causa. Mas há sobretudo falta de tempo. Há uns dias ouvia numa palestra que "o tempo arranja-se". No final um voluntário explicava: "saio do trabalho às 16h, arranjo tempo para ir buscar o filho à escola, fazer as compras para o jantar, estar com a família, e fazer voluntariado. Só não o faz quem não quer." Oi? Sai do trabalho às 16h?? Está percebido. Eu saio do trabalho muitas vezes à meia-noite. Trabalho feriados e fins-de-semana. Não ganho mais por isso e não vejo grande evolução na carreira a médio prazo. Não estou com a família, não estou com os amigos, não escrevo no blog. Gostava de juntar a este rol o voluntariado. Agora alguém me explica como?

6 comentários:

FranciscaR disse...

Clonagem lol é o único meio que eu vejo de o conseguires LOL haha xD

Maat disse...

sair às 16h é ter praticamente meio dia livre. nos meus sonhos mais loucos saio todos os dias às 16h.
eu antes ia ajudar para um gatil ao sábado. mas agora com aulas todos os dias à noite e o pouco do tempo livre que me resta ao fim de semana gasto a estudar e a limpar a casa, sobra pouco ou nada para voluntariado. e um gajo também tem de descansar um bocado, senão qualquer dia cai para o lado :S

Lollipop disse...

Olá Olá :)
Convido-te a visitar a nova loja online LOLLIPOP Fashion Store, atraves do nosso BLOG (http://lollipop-fashion-store.blogspot.com) ou então via Facebook (http://www.facebook.com/pages/Lollipop-Fashion-Store/247006138695872?sk=wall).
Agradecemos desde já a tua visita por lá e não deixes de partilhar com as tuas amigas e amigos!
Obrigada :)

Unknown disse...

A possibilidade que vejo para ti é voluntariares-te para segurança de um bar nocturno.
De outra maneira, mais vale não fazeres voluntariado nenhum, não és menos por isso pois não o fazes porque não podes.

Eu faço voluntariado mas só em alguns eventos.

Fernando Vasconcelos disse...

Bem acho que entendeu mal o "arranja-se" tempo. Ou melhor provavelmente o orador explicou mal. Para começar só facto de ter a preocupação de querer fazer voluntariado é boa. segundo o facto de estar preocupada com o compromisso que é assumir esse voluntariado e não o querer assumir sem saber que na verdade o vai poder respeitar é melhor ainda. Em resumo embora não saiba está já a tentar arranjar esse tempo. Pode levar muito tempo até o encontrar mas não tem mal, pode até nunca o encontrar. Enquanto pelo menos mantiver essa preocupação, com esse sentido do compromisso que me parece demonstrar está precisamente a fazer tudo o que pode.

Anónimo disse...

É estranho que alguém que escreve assim sobre voluntariado seja capaz de escrever o que escreveu sobre a maior organização e "escola" de voluntários do país: http://guiadasmulheresparatotos.blogspot.com/2010/07/sera-que-afinal-ha-esperanca-para-os.html