quarta-feira, 21 de julho de 2010

Será que afinal há esperança para os escuteiros?

De certeza que já fiz por aqui uma piada ou outra com escuteiros. Podia ter escolhido anões, carecas, wahetever, mas não, as minhas vítimas preferenciais sempre foram os escuteiros. Sobretudo os meninos crescidos escuteiros. Os lencinhos, os calções, as fitinhas nas meias até ao joelho (jarrateiras, segundo me informou uma criança de 6 anos), parece-me tudo muito pouco másculo ou adulto. Dá-me vontade de rir. Dá-me mesmo muita vontade de rir. Preferencialmente à frente deles. No entanto, em conversa com uma amiga, descobri que os meninos escuteiros têm uma habilidade genial, que consiste em saberem lidar muito bem com nós, tarefa particularmente útil para nos desapertarem as fitinhas da parte de cima dos bikinis. Achei genial! Finalmente algo verdadeiramente útil a ser aprendido nas longas caminhadas e subida de montanhas, ou ajuda a velhinhas em passadeiras, ou o que quer que seja que aquela gente faz. Deste modo, e porque não me fica bem negar à partida uma ciência que desconheço, este Verão declaro abertas as candidaturas para escuteiros. Mas quero aqueles que tenham participado no acampamento em que além dos nós aprendem igualmente a desapertar os colchetes dos soutiens. É que é outra coisa para a qual nenhum homem parece ter jeitinho nenhum.

45 comentários:

apresento isto disse...

O que é um grupo de meninos vestidos de parvos comandado por um parvo vestido de menino?

Exactamente! ;)

o stressado disse...

Eu devia ter ido para escuteiro, continuo a não ter jeito para tirar os soutiens. Também tive azar, o meu primeiro, era com o colchete à frente... no escuro, lá andava eu às "apalpadelas", até que a rapariga me diz: "É à frente!" -já irritada.

Microondas disse...

não sei que tipo de homens andam por aí mas o colchete do soutien desaperta-se com dois dedos. A não ser quando vocês apertam aquilo de forma a que as mamas quase saltem fora do dito não deixando espaço sequer para que os dedos se movimentem, que é raro mas também acontece.

Não comento os escuteiros. Nunca andei. Acho aceitável em miúdo. Confrades crescidos de calções e meias pela canela só se aceita em desporto. Tudo o resto parece ridículo. Mas eles é que sabem.

Teresa disse...

Pessoalmente tenho imensa simpatia por eles, sempre tive, e as minhas duas sobrinhas são escuteiras.

Mas é impossível não lembrar uma piada quase com a minha idade, de Juca Chaves, humorista brasileiro. Definição de escuteiros: bando de crianças vestidas de idiotas chefiado por um idiota vestido de criança.

Anónimo disse...

jarroteiras.

Teresa disse...

Jarreteiras, caro Anónimo, consulte dicionários.
Que lindo, já estou a imaginar a nova designação: a Ordem da Jarroteira!

Belota disse...

Também me parece que seja jarreteiras, eu continuo a preferir dizer "meias com fitinhas". É mais depreciativo. LOL

Também tenho sobrinhos nos escuteiros (são pequeninos, não faz mal) e amigos crescidos que foram escuteiros até bem tarde (só não faz mal porque me dão mais um motivo para gozar com eles!) :P

É o que eu digo, podia ter saído outra coisa na rifa, foram os escuteiros!

sarasilva disse...

eu já andei nos escuteiros quando tinha 16/17 anos e admito que não achava muita piada àquilo, LOL, haviam coisas giras como as missões q tínhamos de fazer para receber aquelas coisas q se cosem à camisa, era bom porque haviam muitos encontros com outros jovens de outros agrupamentos, mas eu não achava muita piada à farda, às longas caminhadas, à obrigação de frequentar os acampamentos (coisa que eu não gosto muito, principalmente quando não se tem as mínimas condições tipo água quente e uma casa de banho como deve de ser), por isso acabei por desistir e até agora não me arrependi

Jorginho disse...

"É que é outra coisa para a qual nenhum homem parece ter jeitinho nenhum." Hã?!?!?

Com três dedinhos apenas (e da mesma mão) se desapertam os colchetes.
É das coisas pequenas, a (quase) melhor que o mundo tem!

Estou a ver que só te tens cruzado com totós mesmo! LOL

Ultima Thule disse...

Eu fui escuteiro mais de 10 anos e sinto saudades imensas do ambiente.
Nunca percebi muito bem qual a piada de gozar com os escuteiros...
Creio que só quem passa pela experiência percebe o quanto transforma a vida de uma pessoa a vivência escutista.
Se as pessoas tentassem passar um bocadinho mais de tempo com a natureza teriam uma imagem diferente do escutismo.
Talvez tenha sido eu que tive sorte com o agrupamento em que estive, mas nunca me senti ridículo perante o conceito de preservar uma disciplina.

Enfim...consigo desapertar a fitinha mais difícil que me apareça!! XD

Fatyly disse...

Essa dos nós fizeste-me rir e porque não rires também, se achas piada ou ridiculo ri à vontade, mas há tanto homem que de tão másculos que dizem ser, no que referes são mesmo um zero à esquerda...colchetes? népias:)

Mas e sem queres ferir susceptibilidades, porque respeito a opinião de todos tenho que dizer..

Fui escuteira e só a guerra me impediu de continuar e cá não fui porque era fora de portas.
As filhas não quiseram!
Tenho uma sobrinha nos escuteiros único agrupamento que a trata como GENTE porque nos seus 27 anos quase autónoma a sua cabecinha segue os 15/16 anos devido à paralesia cerebral. Os homens e mulheres da sociedade dita normal são mais anormais ou serão animais? do que se julga...o que é bem triste! Mas adiante!

Conheço escuteiros HOMENS E MULHERES , JOVENS, MENOS JOVENS E ATÉ PUTOS que são do melhor, mas como em tudo também poderá haver excepções.
No escutismo há quem não seja "religioso fanático" aprende-se o que cada vez mais se vem perdendo: solidariedade, espirito de equipe, familia, educação, sobrevivência, partilha e convívio e como tenho saudades dos "jamboris". Para ser escuteiro...é preciso gostar, como para qualquer outro tipo de "voluntariado" como bombeiro etc., ganho monetário? ZERO!

Se ser "másculo ou adulto" é medido pelas jarreteiras...vou ali e já venho. Pois aqui teria mais a dizer porque também rio para o ridiculo de trages dos forcados (Não vejo touradas) de alguns ranchos para não falar do que vejo na praia e das famosas claques futebulisticas vestidos como??? lolll

Por estar muito bem escrito... vou dar a conhecer a um grande escuteiro e à sua cara metade também escuteira e aos 5 filhos todos escuteiros e com um bocadinho de jeito terás 6 respostas masculinas:)))

Um beijo garota e continua nessa:))))

Fatyly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fatyly disse...

Belota peço desculpa, mas o comentário saiu em duplicado, daí ter apagado um.

Queria fazer-te um pedido, bem como a quem passa por aqui, não é hábito meu fazer excepto por "causas" (o tal meu espírito de escuteira).

Se ao lerem e entenderem que é justa, assinarem as duas petições que constam na barra lateral do meu blogue.
Com isto não estou a pedir para lerem o meu bloguezinho e comentarem, não, por favor não é isso que pretendo.

Obrigado e se entenderes que estou a intrometer-me ou a faltar ao respeito "no e ao teu espaço", apaga este comentário.

Um abraço sincero

Bruno A. disse...

Olá,

tenho 25 anos, 18 enquanto escuteiro e nunca tive problemas em desapertar soutiens...

Como é óbvio, sempre fui gozado por colegas em relação à dita meioca alta com a jarreteira a rematar, mas sinceramente nunca me importei com isso...
Como certamente todos saberão, o uniforme escutista tem por base um uniforme militar ...

Já algum de vocês teve curiosidade em saber porque é que os escuteiros usam jarreteiras?

Algum de vocês, que sabe-se lá quantas risadas em tom jocoso deram graças a um pobre escuteiro, sabe qual é o propósito do Escutismo?

Porque será que a "Media Markt" retirou o personagem "Escuteiro" da "Parvónia"?

Algum de vocês sabe que o Escutismo é tão somente o maior movimento de Jovens em todo o Mundo?

A Fatyly enunciou muito bem alguns ganhos enquanto escuteiro, como " (...) solidariedade, espirito de equipe, familia, educação, sobrevivência, partilha e convívio (...)", mas trata-se aqui de formar cidadãos dotados de ferramentas para serem úteis à sociedade, interventivos e participativos... Coisa que a maioria das pessoas não é...

Será que os nomes Paul McCartney, Bobby Robson, Neil Armstrong, Richard Gere, Steven Spielberg, Harrison Ford ou mesmo Jim Morrison devem alguma coisa à masculinidade? E sim, todos eles usaram meias altas com direito a jarreteira..
Eu também uso e posso afirmar que nunca tive problemas com o sexo oposto, muito menos com os colchetes... Tendo isto em conta, quanto homens não se importariam de serem parvos vestidos de meninos, como eu sou neste momento..


Desculpa, Belota, por ter feito este comentário em jeito de desabafo, mas entristece-me o desconhecimento geral que existe sobre o Movimento...

Continua o bom trabalho com "posts" de qualidade, como até agora..


P.S.: Acho que fazes bem em não "negar à partida uma ciência que desconheces", vais ver que certamente terás uma boa surpresa... Não imaginas o que se consegue fazer numa tenda ou mesmo ao "ar livre" da montanha!

Alexandra disse...

olá. Fiz parte do escutismo desde os 10 aos 18 anos. Adorei, tenho saudades e adoraria que filhos meus lá andassem, por tudo aquilo que foi dito. O meu enteado diz que "não é a onda dele", mas far-se-ia mais homenzinho se frequentasse o movimento. Vejo os 'putos' de hoje, nervantes e irritantes, tão cheios de nada e lembro-me da verdadeira escola de valores e princípios que é o Escutismo. Ah... tenho a dizer que o meu marido não foi escuteiro e eu não sei quem o ensinou tão bem (mas agradeço de verdade)... mas a primeiríssima coisa que ele fez que me impressionou MESMO foi desapertar-me o soutien com uma mão apenas em menos de 2 segundos, cheio de agilidade ;)

Corvo disse...

Ola Belota e viciados no blog.
Tenho 28 anos e escuteiro à 16.
Queres imaginar uma imagem engraçada de escuteiro?
Tenho 1,94 de altura peso quase 100Kg (não me considero gordo), e com essa meia com as Jarreteiras (podes chamar fitinhas, ou coisinhas, ou penduricalhos, os nomes são tantos que é sempre engraçado ouvir uns novos ;) ) confesso que é fácil gozarem comigo, he he he .

No entanto, alem da habilidade manual, para cordas , e outras construções, aprendemos a desenvolver a nossa imaginação, o que sinceramente é muito útil para diversos assuntos.

Não te/vós vou dar a maçada da malta famosa e máscula que já foi/é escuteira, pois já o fizeram. Mas a realidade é que este enorme movimento mundial ajuda cada vez mais a formar jovens e a torna-los uns adultos diferentes, muitas vezes mais preparados para vincarem na sociedade.
Os miúdos teem formação continua em diversos assunto, desde a espiritualidade ao socorrismo passando pela orientação e pedagogia. E nos dias que corem em que os papás teem medo de os filhos saírem à rua, e passam o dia em frete ao PC, acredita, que isto, do escutismo, lhes faz muito bem.

(Mas voltando ao teu Post, acredita, que os escuteirinhos, têm jeito para muita coisa).

Obrigado pelo teu blog, é sem duvida muito, mas muito mesmo viciante;)

Corvo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Corvo disse...

Sem querer ser chatinho, mas para poderes descobrir mais alguma coisa dessa ciência que ainda desconheces deixo-te ~(vos) uns links que podem ser interessantes ;).

Escutismo Português:
http://www.cne-escutismo.pt/

Organização mundial do escutismo:
http://scout.org/

E um filme do centenário do escutismo:

http://www.youtube.com/watch#!v=aQANPIo-V70&feature=related


Se nos conheceres melhor, vais ver que ainda consegues gozar mais connosco,he he he . ;)

Mais uma vez, obrigado pelo blog

Belota disse...

Meus meninos, eu conheço o movimento escu(o)tista e trabalho até com escuteiros. Foi o que eu disse, sairam os escuteiros na rifa como podiam ter saído outros quaisquer. Admiro os valores e acho que enquanto miúdos aprendem muita coisa e que contribui para o desenvolvimento a variadíssimos níveis. Mas depois quando os vejo com aquelas "danças" e jogos totós de camaradagem, não consigo conter o riso. Desculpem, mas não consigo mesmo. Eu também fazia aquilo. Quando andava na primária. Ver homens crescidos naquelas situações é algo verdadeiramente off-putting.

Sam disse...

Este é um grupo perigoso para se gozar.
O markl tb tentou e quase foi aniquilado por essa massa de gente de calçoes e meias em furia.
Pessoal, gozam com os escuteiros como se goza com loiras e alentejanos. O que é preciso é fair play. Rir de nós proprios e ter capacidade de brincar c isso é sinal de inteligencia.
Não é preciso vir para aqui dar justificações, riam-se e ponto final!
Eu nunca fui escuteiro, graças a deus, não sou bom com nós e às vezes tenho dificuldades em abrir colchetes. Não foi por isso que a minha vida se tornou mais difici... basta ter boca e dizer "eh pa desaperta tu esta merda..." eheheh

Corvo disse...

Como viram eu não me importei com as brincadeiras, pois afinal tambem sou alentejano ( um mal nunca vem só), e estou mais que habituado a piadolas e afins ( nem que seja a dos gatos fedorentos , " a minha vida dava um filme indiano") Como o Sam tão bem disse o im portante é o fair play. Até porque na minha humilde opinião a estoria do media marquet, foi sem nexo, não me senti minimamente incomodado nem desacreditado coma publicidade, afnal a ser retirado o escuteiro, tambem se devia tirar o policia o militar e a outra personagem que n me lembro agora.

@ Belota:
Sim, também acho que fazemos figuras completamente descabidas, mesmo sem contar com as peúgas com fitinhas, he he he he. Basicamente é a desculpa para soltar a criança ( ainda mais parva) que há em nós.
;)

João disse...

Creio que já há aqui vários testemunhos do que é ser escuteiro, das mais-valias que o movimento proporciona a quem vive e cresce neste meio.

Também creio que não a Belota esteja a criticar o escutismo, mas sim a gozar (e quem não goza) com os adultos vestidos de escuteiro...

Meus caros, o "Sam" tem alguma razão quando diz que é uma brincadeira... tenhamos fair play... é só uma piada feita por quem gostava de ter vivido as aventuras que vivemos... eu também me rio com essas piadas...

... mas lembrem-se que se não forem os adultos a orientar o método escutista, quem guia as miúdos escuteiros???

Por isso há adultos de calções e jarreteiras... com muito orgulho!

boa caça!

Anónimo disse...

Pois bem... não tenho por hábito comentar blogs, mas, vou abrir uma excepção.

Fui Escuteiro muitos e muitos anos, só não fui mais tempo por falta de tempo. Dá para acreditar que até eu gozava comigo mesmo, é que dá mesmo vontade de rir... (compreendo a Belota), saiu na rifa... é assim mesmo...

Mas é importante ver que a Belota reconhece, e bem, as vantagens do conhecimento profundo sobre nós e afins...(amarrações)

Belota, é verdade, somos mesmo bons nisso, tens de te cruzar com um Escu(o)teiro para testares se a teoria se comprova com os TOTÓS de Ponpons (gosto desta)...

Na minha opinião um bom Escu(o)teiro é bom de mãos, não sei se para o resto terá a mesma habilidade, mas... de mãos.... ai as mãos....lol

um conselho... EXPERIMENTA, vais ver que é muito bom....

Believer disse...

Tenho seguido o teu blog e tenho gostado, mas acho que este post coise. Sou escuteira e orgulho-me disso. Pronto :D

Sam disse...

Parece que fui consensual... merda, não gosto de o ser.
Mas entre um ou outro acto de fair play, sempre se ve por aqui o tipico tuga. "ah e tal gosto do blog mas desta vez.. adoro qd gozas c os outros, mas odeio qd gozam cmg...
E se ha coments destes num post tao soft, imaginem se fosse uma satira seria ao escutismo... ui ui era ve-los em furia c os seus canivetes suiços e paus c bandeirinhas na ponta por essas ruas...

Corvo disse...

Sam, imagina-nos agora a correr rua fora com os lencinhos e as fitinhas a abanar, e com os paus e as cordas a atar o pessoal todo a umas cruzes! he he he

POr mim gozem à vontade, como diz o outro: "Bem ou mal, o que me importa é que falem de mim... Tudo é publicidade"

Diogo Bernardo disse...

Selo no meu blog para o teu. Espero que gostes (:

http://cuat-e-diano.blogspot.com/2010/07/varios-bloggers-me-tem-mandado-selos-e.html

Belota disse...

Ao anónimo que falou em "totós de pompons":
MUITO BOM!! Melhor ainda é que foi escrito por um escuteiro. Eu bem digo que há esperança. Aqui está a prova :)

Quanto aos outros, eu nem critiquei propriamente os escuteiros, acontece apenas que há ali muito material para riso fácil, só isso. Não consigo evitar. Acho óptimo para crianças, mas homens crescidos escuteiros... lol

E um GRANDE OBRIGADO a quem me meteu na cabeça a ideia de um bando de escuteiros enraivecidos a correr rua fora com lencinhos e canivetes suíços. Só consigo pensar se não acabavam por tropeçar nas fitinhas... LOL

Sabem o que era mesmo giro? Eu arranjar uma fotografia minha com um grupo de escuteiros fardadinhos e colocá-la aqui. Será um dos próximos objectivos! :P

Anónimo disse...

isto é só gajos escuteiro aqui?

Tania disse...

Eh pá, so eu e que me cruzei com escuteiros que valorizavam acima de tudo os acampamentos, para poderem dar quecas e fumar charros? Eh que, com escuteiros de varias terras, sempre era esta a conversa. Princípios, nem vê-los!

Flávia disse...

"Sejamos Livres para escolher tudo o que nos torna mais saudáveis no corpo e no espírito"
Porquê? Porque ser escuteiro não se define, vive-se...é mais do que o preencher de tempos livres...é o viver constante de uma Promessa! É ACREDITAR que a primeira pessoa a prometer foi Jesus Cristo! Prometeu a Sua vida por nós... e deixou-nos um Mandamento, "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!" Ser escuteiro consiste nisto... amar o próximo e saber que em Cristo ele é meu irmão e merece todo o meu esforço! Ser escuteiro é de facto a melhor aventura que podemos viver ao longo da vida! Até chegarmos à Terra Prometida! Até ao dia em que Junto de Deus seremos de facto Homens Novos! Ser escuteiro é acreditar... é acreditar que amanhã vai estar sol! É ficar acordado junto da fogueira quando o que mais apetece é dormir... é acolher e partilhar... é perceber que depois de 100 anos o caminho ainda agora começou e os desafios são constantes! É viver na alegria de não ter morada permanente... ser escuteiro... é tudo aquilo que no fundo me faz acreditar que a vontade e a amizade estão acima de tudo!
"O Amor pode não fazer girar o mundo mas tenho de admitir que faz a viagem valer a pena"


ser escuteiro não é mais do que isto... é tirar o "im" do impossivel, é acreditar que por muito que seja dificil que conseguimos. Todos nós já nos deparamos com dificuldades e barreiras no nosso caminho. Os escuteiros, são pessoas amigas e carinhosas. E não sei bem porque mandam tantas piadas sobre eles. Será por causa da farda? Por causa das fitinhas nas meias? Eu sou escuteira e ORGULHO-ME de usar as "fitinhas nas meias" (como vocês lhes chamam". Ser escuteiro,
É mais do que uma promessa, mais do que um lenço ao peito, mais do que um grupo de amigos, mais do que um movimento de formação de jovens, mais do que tudo isso...não deixando de O ser em cada coisa.
É sentir um orgulho enorme no lenço que trago ao peito e que simboliza a promessa que fiz e tento renovar a cada dia. É ter uma familia universal, em vez de um simples grupo de amigos, é viver uma escola de vida, em vez de uma simples formação!
É acordar cada dia sentindo que posso fazer a diferença, sentindo que tenho muito para dar, e assim, em cada um desse dias, dar-me sem medida e servir sem esperar recompensa...
É ser Feliz, fazendo os outros felizes

Podemos errar por vezes, mas acima de tudo cumprimos os nossos DEVERES E OS NOSSOS PRINCIPIOS.

Anónimo disse...

a ideia do escutismo é formar jovens, dar uma educação correcta de igualdade, respeito e espirito de serviço... coisas k gente como tu não sabe bem o que é. no entanto respeito-te e não venho para aqui gozar ctg só pk és diferente... né?

Belota disse...

Nota-se, o que esse comentário tem mais é respeito! lol Leva a vida com calma Anónimo, nunca ninguém disse que não há valores nos escuteiros. A farda e as canções, etc. e tal é que parecem estranhas em homens crescidos. É um bocadinho turn off.

Isabel Silva disse...

Vou colocar apenas uma pequena questão:
Já pensaram que as crianças, por serem crianças não podem estar sozinhas?!?!?!? É necessário os educadores :D

No escutismo os adultos (educadores) são apenas um mal necessário... mas um mal necessário que dão o melhor de si aos outros... voluntariamente!!!!

Se isso vos fazemos rir... perfeito... pelo menos também nisso contribuímos para a felicidade dos outros :)

Marta disse...

Pois eu ando nos escuteiros e com muito gosto! É claro que não é para qualquer um, muito menos quem não consegue dispensar as comodidades por uns dias.

Marta disse...

E concordo com a Flávia. Belota, nunca vais compreender. E essa de "são bons para desapertar o sutien".... Parece-me que alguém anda (ou andava) necessitada...

Anónimo disse...

E o que é uma rapariga com idade para ter juízo sempre a mandar piadinhas parvas para tudo e todos? HMM
Grow up

Anónimo disse...

É obvio que é necessário haverem "adultos vestidos de crianças" na organização! Primeiro, para dar o exemplo, e em segundo, quem iria tomar conta dos pequenos? Além disso nem todos andam de jarreteiras...principalmente de inverno. Se nunca os viste de calças, abre os olhos então. Além disso, andarem a atravessar velhotes é o que se vê em filmes. Sempre os vi em voluntariado e eventos de caridade. "Nossa", que ignorância aqui vai

Anónimo disse...

É obvio que é necessário haverem "adultos vestidos de crianças" na organização! Primeiro, para dar o exemplo, e em segundo, quem iria tomar conta dos pequenos? Além disso nem todos andam de jarreteiras...principalmente de inverno. Se nunca os viste de calças, abre os olhos então. Além disso, andarem a atravessar velhotes é o que se vê em filmes. Sempre os vi em voluntariado e eventos de caridade. "Nossa", que ignorância aqui vai

Anónimo disse...

E a ignorância bacoca de alguém que escreve "haverem" adultos?
Mais valia voltar para a escola.

Joana Nobre disse...

Dona Belota,
Lamento a falta de gosto que teve em decidir gozar com a maior associação do mundo.
Eu não peço que goste do escutismo ou que o compreenda, ou mesmo aceite, mas acho que é seu dever como cidadã respeitar um movimento que, por algum motivo conta já com 105 anos de existência.
Por outro lado devo dizer que, como escuteira há 16 anos (tenho 29anos)aprendi a fazer mais do que desapertar soutiens ou nós de bikinis.
O que acha de voluntários de todas as idades estarem sempre dispostos a ajudar o próximo não só a "atravessar a rua", mas a darem o seu melhor em situações de risco como ajuda em resgates em caso de catástrofes naturais, por exemplo, como sucedeu no Haiti?
Pois é, antes de vir para aqui mandar "postas de pescada para o ar", vá utilizar a internet para pesquisar sobre o assunto, pois um pouco de cultura nunca fez mal a ninguém

Obrigado pelo tempo dispensado
Joana Nobre
Dirigente do CNE, Lisboa

MS disse...

Senhor/a anónimo abaixo de mim: deve ter mesmo uma vida boa e provida de tempo para andar a ler todos os comentários aqui postados, para alem de andar ainda à cata de erros ortográficos. Hoje também li, mas isso é outra questão. Por acaso nunca aprendi na escola que o verbo haver não se podia estender ao plural, mas tratei logo de ver, ao contrario de si que reclama mas nem tenta compreender o porque de estar assim escrito. Ou podia estar stressado/a e nem ter reparado. Mas fica aqui a correcção. Belota, peço desculpa lol

> É óbvio que é necessário HAVER "adultos vestidos de crianças" na organização! Primeiro, para dar o exemplo, e em segundo, quem iria tomar conta dos pequenos? Além disso nem todos andam de jarreteiras...principalmente de inverno. Se nunca os viste de calças, abre os olhos então. Além disso, andarem a atravessar velhotes é o que se vê em filmes. Sempre os vi em voluntariado e eventos de caridade. "Nossa", que ignorância aqui vai

Anónimo disse...

eu sou escuteira e adoro,senao gostas de escuteiros o problema é teu mas ofendeste me

exploradora disse...

concordo com a chefe eu sou escuteira e ja aprendi muito com eles por isso antes de julgares pelas fitinhas que ja agora sao jarreteiras, pensa nisto somos a maior organizaçao de juventude

Anónimo disse...

Queriam vocês saber o que é ser escuteiro!
Escuteiro não é só andar com um lenço ao peito, não é só saber fazer nós nem acampar. Escuteiros é muito mais do que isso, lá criamos amigos para a vida, temos um ideal e principalmente aprendemos a ser independentes e a respeitar os outros, que é o que este post não faz!

Por alguma razão os escuteiros sao a maior associação de jovens do mundo! Eles ensinam-nos a viver em comunidade, a partilha, a respeitar e a conviver!