sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Onde estavam no 11 de Setembro de 2001?

Eu estava em França, na fila de uma papelaria, com toda a gente muito estranha e parada a prestar atenção ao comunicado que passava na rádio, quando chega o meu namorado que tinha ido estacionar o carro e diz:

- O que é que se passa aqui? As pessoas estão um bocado estranhas...

e eu respondo, com grande descontracção:

- Não sei... Mas sei que o meu francês deve estar mesmo péssimo, é que eu ia jurar que tinha ouvido que o Pentágono estava arder!

E depois desatámos os dois a rir do meu disparate.

Mas afinal estava mesmo.

53 comentários:

Fada disse...

Estava em casa dos meus pais, na fase de crises conjugais e pré-divórcio...

Fiquei chocada, claro...

Beijitos

Anónimo disse...

Eu cá estava a entrar em casa de uma amiga, sentamo-nos a ver aquilo na tv e inicialmente pensamos "Porque é que está a dar um filme a esta hora?"
:P

pamat disse...

Quando soube na noticia tinha acabado de fazer jogging( era a folga na terça feira) e tinha ouvido na TSF, e pensei que fosse alguma brincadeira, mas não o foi:(.

a estagiária disse...

No Algarve.. prestes a sair para a praia.. acabei por ir bem mais tarde...

Mulheka disse...

Eu estava em Boston... quando a minha mãe me ligou em pânico e eu lá nos EUA, bem sossegadinha a dormir...

dream* disse...

Eu estava em casa, e quando ouvi aquilo fui a correr à varanda dizer à minha mãe...
Tinha 10 anos... Como o tempo passa!
Beijinho*

Mnemósine disse...

Eu estava de férias (tão bom!), acordei ao fim da manhã e liguei a tv, o primeiro avião já lá estava e ninguém sabia ainda o que se passava. Vi em directo o segundo avião a embater na torre. Foi brutal perceber o que aquilo significava, que não havia nada de acidental.

Muñeca disse...

Eu estava de rabinho voltado para o sol numa praia semi-deserta. De repente começaram a chover sms's e chamadas para me contarem as novidades chocantes. No inicio pensei que fosse 'gozo' por eu estar de férias e eles não, mas quando foi o meu pai a ligar já acreditei. Fui a fugir para casa para ver as notícias...tinha acabado de cair a 2ª torre.

Saltos Altos Vermelhos disse...

eu estava a trabalhar e quando vimos na TV nem queríamos acreditar!

Unknown disse...

Estava em Coimbra a tirar a carta de condução! E qdo me contaram não acreditei, achei surreal...

Estou neste momento a ver um programa do Canal de História que é só de filmagens amadoras dos vários pontos da cidade. Continua a arrepiar...

kataryna disse...

Eu estava num restaurante com os meus pais!Eu nem percebi bem o que se passava depois é que vimos as imagens

Very disse...

Sou nova neste blogue! Parabéns!!!

Eu estava em Coimbra a passear com as minhas amigas e, tal como alguém que escreveu anteriormente, pensei que era um filme. Depois, reparei que em todas as tvs dos cafés estava a dar o mesmo filme e que este não passava da mesma cena. Resolvi aproximar-me para ler as legendas de uma das tvs e fiquei em choque!

Miss MaryJane disse...

estava em santarem, a chegar a uma casa alugada, depois de ter ido às compras (comida) quando liguei a tv e pensei: "nao conheço este filme.... estranho!! A esta hora? (era 14h +/-)"

mas depois apercebi-me que nao era um filme....

Unknown disse...

Eu estava em casa... Ainda nao entendia muito bem o que se estava a passar... Mais tarde, nesse dia fui tirar fotocópias e foi aí que me apercebi do sucedido...

jc disse...

No escritório - a ver e a ouvir em directo na SIC, quando se aproxima o segundo avião, e o Paulo Camacho quase 'desesperado' relata:

- ...aproxima-se outra avioneta...

su disse...

Hihihi... Eu estava a estudar Economia II!
Acho que tive a mesma reacção de toda a gente... Era o verdadeiro filme de terror.
Mas como em tudo o que acontece neste mundo, sempre surgem as piadas... Convenhamos que a do "It's raining men" acho que ultrapassou todas!!!

Tilt disse...

Na piscina.

Recebi uma mensagem: "as torres estão a arder" e não compreendi nada.

só me apercebi de tudo no final do dia.

No verão desse ano tinha visto as torres numa viagem a New York...

Suka disse...

Oh Anónimo, eu também!

Estava em casa de uma amiga a ver tv e de repente, as torres a arder...

Surreal!

Sofia Flores disse...

A chegar a casa de uma das minhas tias. Estavámos na conversa, só olhámos para a tv quando vimos que já eram horas do noticiário ter acabado e ainda não tinha acabado... vi em directo o segundo avião a bater na torre. Arrepiante.

Sofia disse...

Estava em casa.

Já tinha dado a notícia do primeiro avião, pensando-se que seria um acidente. Entretanto vi o segundo a colidir com a torre em directo. Passados uns minutos, as torres desabaram...

Vi tudo isso em directo, ainda que da televisão. Foi chocante!

Carolina disse...

Queria ver o Batatoon, enquanto comia o meu danoninho. Mas foi impossível!

Laura disse...

Eu estava em Lisboa a passear com os meus pais. Precisamente a passear em frente à Embaixada dos EUA, que é um sítio com muita coisa bonita para se ver, não haja dúvidas. E de repente um aparato enorme de polícias e gente vinda não sei de onde, e marcaram um perímetro à volta da Embaixada, e o meu pai: "Americanices... Tss, tss... 'Bora mas é tomar um refresco." E depois nas tvs a dar aquela coisa. O dia que mudou o mundo.

PPaula disse...

A voltar da praia... estava a chegar ao centro comercial para fazer compras qd alguém nos telefonou aflitissimo porque não conseguia contactar um conhecido nosso que estava no Iraque. Na altura não se sabia bem o que se estava a passar e quem era o "inimigo" e o susto foi grande. Fui directa a uma loja de electrodomésticos e vi o segundo avião embater nas torres em directo.
Ainda hoje não consigo abarcar a brutal realidade do que se passou.

E num pensamento relacionado... choca-me a quantidade de putos que os EUA continuam a mandar para o Afeganistão e que nem se lembram bem de um mundo antes do 11 de Setembro.

Este Blogue precisa de um nome disse...

Estava em casa a dar de almoçar á minha filha. Vi o segundo avião a embater em directo. Pensei que aquilo já não era um acidente! Ainda hoje não acredito que aquilo aconteceu!

Julieta disse...

Eu estava no Feira Nova a comer bolachas, e começou a dar a notícia nas televisões de uma loja.

DonJuan disse...

Estava na Malásia, num fim do mundo sem televisão, foi o meu Pai que me ligou e me disse mas a verdade é que na altura não acreditei muito..

Marta disse...

Eu estava em casa. Quando o meu pai grita a contar da primeira torre... entro na sala no auge dos meus 15 anos a dizer "ya ya, tas a gozar", olhei pa tv e vi o 2º impacto... é estranho como ja passou tanto tempo!

Joana Silva disse...

Não me lembro! :S

Joana Silva disse...

Não me lembro! :S

Toto em Tratamento disse...

Eu tinha chegado a casa da escola e tava a ver a noticia do 1º aviao. Vi o 2º aviao a bater na torre em directo. E acho que vi as torres a cair em directo tambem mas ja nao me lembro bem. antes eu nao tivesse visto nada e aquilo nunca tivesse acontecido. ainda hoje me arrepio ao ver as imagens.

J. disse...

Eu estava na fila da papelaria do meu bairro, a comprar cartolinas e a tirar fotocópias quando caíu o 2º edificio em directo. Ainda não tinhamos percebido bem o que se estava a passar e ficámos boqueabertos meia hora ali a olhar.

Belota disse...

"Aproxima-se outra avioneta"??

Hahahahahahahaha eu sei que não tem piada, mas a sério... hahahahaahhahaah

El Tacuara disse...

Eu estava no trabalho a ouvir a Antena 3 quando eles começaram a dar a noticia, mas como não estava a prestar a atenção não percebi muito bem, mudo de estação e não se falava noutra coisa... Um colega meu pôs as mãos á cabeça e disse "meu Deus, tu tens a noção que isto vai fazer mudar o mundo inteiro, vai haver guerras, interesses, nada vai ser igual" Dito e feito.

Maria disse...

LOL. Afinal o francês não era assim tão mau.. Eu estava ao telefone com uma amiga da altura. Lembro-me tão bem..!

Luís Costa disse...

Eu estava a chegar da escola. Fiquei chocado, nesse dia não deram desenhos animados.

P.S. Tinha 9 anos

Lila* disse...

s meus pais tavam d ferias e eu fiquei c mh madrinha p fazer melhoria a ingles...q panico...nc + me esqueci...

jc disse...

"Aproxima-se outra avioneta"??


Pois...

é evidente que não foi para ter piada...

aconteceu em directo...

relembro essa frase como se tivesse sido ontem...

(foi tudo muito rápido...)

elisabete duarte disse...

eu estava la (ou ca, como quiserem) prestes a sair de casa, ia apanhar o comboio para ir ter com a minha irma a Manhattan, que estava a estudar. Antes de sair de casa recebemos um tlefonema de Portugal "como estao? onde estao? nao sabem? liga a televisao!" Meia incredula achei que tinha sido u pequeno acidente, alguns pisos d euma torre a arder, nada que nao se resolvesse. Saio de casa determinada para ir apanhar o comboio. Mas antes passei resolvi ir comprar um cafe, foi quando vi o segundo aviao e percebi que o caso era serio. voltei para casa. O maior desespero foi entrar em contacto com a minha irma e saber onde estava e como estava. Como qualquer cena de guerra, as comunicoes tornam-se dificieis e as familias desesperam...
Onde estavam no dia em que EUA atacou o Afganistao?

Maria João R. (angelico-vieira@sapo.pt) disse...

Olá,

É com imenso prazer que te convido a visitares o blog: www.angelicovieira-fas.blogspot.com
O blog é uma iniciativa recente,mas com empenho e esforço terá grande sucesso ,tenho a certeza !!!
Gostara imenso que desses uma vista de olhos e comentasses, todoas as opiniões são muito bem-vindas!
Áh, e se tiveres fotos com o Angélico Vieira, participa também no "cantinho dos fãs", enviando a tua foto para o email do blog, as fotos serão publicadas semana aopós semana, por ordem de recepção!

Espero a tua visita muitas vezes no blog, e agradeço a tua ajuda com a divulgação!

Beijinhooos^^

A gerência

miguelnn disse...

eu ca estava...
bem ja nem me lembro do que fiz ontem pa, mas devia tar em casa a olhar pro ar...

Eu Mesma! disse...

Eu lembro-me como se fosse hoje...
era hora de almoço e eu estava numa loja de cozinhas com uma amiga minha quando o meu ex namorado me telefona e diz..

Olha lá... tu foste às twin towers quando estiveste em NY?

sim... porque?

é que.. um avião acabou de ir contra uma delas...

desculpa? estas a gozar...

ao segundo avião a ir contra a torre... voltei a correr para o meu trabalho... quando a primeira torre caiu saimos todos da empresa e fomos todos para casa para junto a uma tv...

ainda hoje me lembro das imagens.. e do meu ar chocado a olhar para folhas de papel a voar das janelas.. que so quando os jornalistas fizeram zoom... me apercebi que eram pessoas....

Belota disse...

Onde estávamos quando os EUA atacaram o Afeganistão? Ah pois é, isso já não é relevante para os media! Ou ainda acham que somos todos iguais?

Yoga Girl disse...

Estava sentada no sofá a ver tv quando mudo para o canal 1 e vejo o 2º avião entrar em directo na segunda torre... lembro como se fosse hoje! :(

S* disse...

Estava em casa, entre o pequeno almoço e o almoço. E fiquei parva da vida.

Violeta disse...

Já agr, lol, conto tb onde estava. Na baixa de Lisboa a entrar numa loja de lingerie daquelas tradicionais... Entrei, dirigi-me à senhora a pedir o que queria e quase fui agredida (por querer comprar um soutien qd o mundo tal como o conheciamos se estava a desmoronar)... "Entao a menina não sabe?!? Estão a atacar os Estados Unidos, com aviões, o horror..." e tal e tal... pois, eu n sabia de nada, estava na rua... e lá fiquei com a dona e outra cliente, na mini loja, rodeada de soutiens e cuecas a ver, numa tv empoleirada num canto, o que restava das torres (não me lembro se vi o impacto do 2º avião em directo... a imagem depois foi repetida tts vezes que é difícil associá-la a um so visionamento)... e foi assim...

Dani disse...

Eu na altura tinha 7 anos, lembro-me mais porque naquele dia nao deu desenhos animados!
Mas tambem me lembro perfeitamente de ver o segundo avião a ir contra a torre! :X

Muito mau!

Squeeze disse...

A minha história é muito estupida....fui almoçar ao meio dia e não vi televisão....trabalho num Banco...chego do almoço e ligo para a sala de câmbios para pedir cambio para uma transferência de USD: 40.000,00 e diz-me o colega da sala de câmbios, com uma voz ligeiramente stressada: "Oh colega, então... os Estados Unidos estão a ser atacados....os câmbios estão suspensos"...ah! ok...ataque cambial....alguem anda a tentar desestabilizar o dólar...Gandas malucos!!!!...e ainda pergunto eu ao pobre: "Mas quando é que há cambios?? Eu tenho de fazer esta transferencia hoje!!!!"...daaaaaaaaaahhhhhhhhhhhh....e por acaso, estranho, ninguem entrou no Balcão durante mais de meia hora.....chega o turno seguinte do almoço, em panico a contar o que tinha acontecido...saímos uns quantos e fomos confirmar ao café, porque ninguem queria acreditar....pois...não era bem um ataque cambial....

Cat disse...

Eu estava a chegar a oriente com a minha mana e decidimos almoçar no Vasco da Gama. Quando passamos por uma loja de electrodomésticos achamos que estavam a dar alguma coisa (já sabem como é o tuguinha nestas alturas.. coisas dadas há logo um maralhar de gente)... mas afinal estava tudo especado como nós também ficámos a seguir. Parecia surreal, e num instante fiquei com um ataque de medo retardado.. pois no dia a seguir tinha aterrado em Portugal de avião :s brrrrrr....

Mt prazer,
Catarina

Cat disse...

Errata :)

*ataque de medo retardado.. pois no dia anterior :P


*

Feiticeira disse...

Eu já tinha voltado a trabalhar depois de almoço.

Ligou-me 1 amiga minha e não quis acreditar. Não estava a perceber bem.

Voei até casa (uns 800 mt na altura) e espequei-me a ver as repetições na TV.

Fiquei toda a tarde a tentar fazer projecções do que aconteceria. Na verdade, esperava que houvessem alterações muito mais profundas.

Uns 2 ou 3 dias depois, tinha 1 viagem agenda para a alemanhã, foi estranho, ver o aeroporto em Lisboa patrulhado por fulanos com metralhadora em punho.

Também me lembro de em 1991 o José Rodrigues dos Santos anunciar o início da Guerra do Golfo, em Fevereiro.

Não sei se tudo mudou assim tanto, ao fim ao cabo...

FAQ(er) disse...

Eu não posso divulgar.
A CIA pode estar a ler isto.

Ana disse...

Eu estava na cabeleireira (grande sítio para se estar com o mundo à nossa volta em pânico)! lol
Na altura tinha 11 anos e não tinha tanto a percepção do que estava a acontecer como se tivesse acontecido hoje mas, mesmo assim, fiquei assustada e impressionada.
Uma coisa que me lembro com prefeita nitidez é de um miúdo (adolescente com os seus 13/14 anos) a fazer comentários do género "Deixem lá, eles morrem e fico cá eu" e outros mais. Até que (a parte engraçada de tudo aquilo) levou um ralhete e uma chinelada da mãe ali em frente a toda a gente. xD
"o dia em que mudou a maneira de vermos o mundo" é assim que descrevo aquele factídico dia.

Ana disse...

*perfeita nitidez (queria dizer)