sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Ex-namorados

Há uns tempos li neste blog o seguinte post:

É claro que ex-namorados podem ser amigos. Não um do outro.”

Fartei-me de rir pois claro. Achei que era um excelente modo de pôr as coisas. Só tive pena de não pensar assim. Muita pena mesmo porque achei que estas duas frases diziam tudo. Como devo ser um bocadinho masoquista, vem aí o fim-de-semana e tal e assim dou tempo a vários comentários de gente a refilar, venho perguntar:

Mas afinal que têm as pessoas contra amizades com ex’s?

É que não entendo mesmo! Eu sempre fiquei amiga dos meus ex-namorados. Ok, pode custar um bocadinho ao princípio mas não faz sentido nenhum ter uma pessoa que foi importante na nossa vida e que de repente desaparece! E não venham cá falar daquelas situações de embaraço quando se cruzam na rua ao fim de não sei quantas semanas. Eu nunca tive nada disso! Uma relação constrói-se mas uma amizade também. E não custa assim tanto. Acredito que a parte mais complicada seja o namorado actual perceber isto, mas ultrapassada a primeira fase de desconforto, só ajuda a fortalecer a confiança. E também incentivo que eles sejam amigos das ex-namoradas. Penso que lhes confere carácter e não me sinto minimamente ameaçada. Parece-me hipócrita a ideia de se gostar de alguém e no dia seguinte essa pessoa já não ter valor. Alguém me pode explicar por que razão só eu é que penso assim?!

12 comentários:

Anónimo disse...

Eu também penso assim! É uma estupidez gigante ter de aceitar que hoje uma pessoa é tanto e amanhã já não é nada ( excepto claro se a pessoa em questão tiver feito mer** da grande). Vivam as amizades com os ex!!

Francisco del Mundo disse...

Achas mesmo que és só tu!!!:P Ja me conheces o suficiente para saber que sou um tranquilo... Sou amigo de todas as minhas ex namoradas! Até da que me traiu...:D Tudo passa! Só ha uma coisa que elas todas sabem, no fim somos amigos como antes, mas nunca nunca há volta atrás nas relações...:D
Beijo

Anónimo disse...

Eu concordo e discordo em certa medida.Pois em 1º lugar, o motivo pelo qual se deu a ruptura é muito importante e determinante se a pessoa está disposta a manter contacto com a outra.E depois nao me venham dizer que o nivel de amizade que existia antes é o mesmo que depois..pois estao a enganar a si proprios.Nao acredito que num momento em que precisem de desabafar, vao ligar logo ao ex...
Posso estar a ser radical, contudo até hoje fiquei amigo de algumas ex:, contudo outro nao consigo..pois magoei-me demasiado que nao consigo sequer ver á minha frente.
Para terminar, a intensidade do amor que se viveu, tb tem um caracter decisivo...como tb a forma como se terminou...

Cumprimentos

Belota disse...

Não, o nível de amizade que existia antes nunca voltará a ser o mesmo depois. Mas isso faz parte. Torna-se numa amizade diferente. E sim, com o tempo tornam-se a pessoa ideal para desabafar. Pelo menos conhecem-nos bem. Em relação à forma como se terminou... é dar tempo ao tempo... às vezes é mais difífil... mas nada é impossível e eu acho que compensa :)

Ana disse...

Também concordo contigo!
No iníco pode ser um pouco constrangedor mas depois passa e as coisas voltam quase ao normal! É obvio que há diferenças, afinal existiu um conhecimento mutuo mais profundo!
Além disso acho que o conseguir manter estas amizades é uma forma de demonstrar maturidade (ou algo do género), não se guardam rancores nem existe um mau estar quando estão as duas partes num mesmo espaço!

Anónimo disse...

Concordo contigo. Só tenho um ex-namorado, mas continuamos amigos, apesar de, como moramos longe um do outro, não nos vermos. Mas de vez em quando falamos por sms ou pela net. Amizade.
O actual respeita e achou muito bem. (apesar de não achar muita piada quando o ex pensa em nos vermos para falarmos um bocadinho..)

Maria Manuela disse...

Para mim se uma relação acaba deve-se, também mas não só, a uma quebra de confiança e de aposta no relacionamento com o outro...


Eu, excepto um caso, nuca fiquei amiga dos meus ex e quero-os bem longe da porta...

bjo

Anónimo disse...

A maneira como acaba a relação dita o futuro da "futura relação"! Quando uma das partes sai magoada (e geralmente é assim...) é dificil pensar em amizade nesse momento!
Das duas três,o que queremos é lamber as feridas bem longe ou então queremos estar longe porque já não queríamos estar ali!

Quando uma relação ACABA, acaba só o amor,a paixão??? Não acabará também uma parte da amizade e da cumplicidade, porque tudo estava ligado????? São só perguntas!
Mas cada caso é um caso,como tudo na vida!
Teresa

Anónimo disse...

Nunca consegui, não consigo abstrair-me dos motivos que terminaram a relação e investir numa outra "sintonia"... quero-os bem longe da porta, fora da minha vida e sem dar sequer sinais de vida. Normalmente não me interessa se estão vivos, mortos, no Brasil ou na China. E não me incomoda nada que também pensem assim a meu respeito... De uma maneira geral, são fantasmas em que deixei de acreditar.

Anónimo disse...

Concordo com a Teresa, pois quer queiramos ou nao, se foi amor verdadeiro que reinou na relaçao e se depois ela termina, e onde uma das partes sai magoada, entao é quase impossivel haver "amizade" para alem dessa ruptura.
Mas como tal, esta abordagem depende de pessoa para pessoa.

Contudo deixo uma questao em aberto, mesmo numa amizade quando saimos magoados com a outra pessoa, a relaçao fica na mesma?..

Pistaxa disse...

Este assunto acho um bocadinho delicado e dá panos para mangas.
Acho k depende muito da situaçao, eu nisso nao tenho k me keixar, das pessoas k me conhecem melhor um deles é um ex meu e hoje em dia dou me bem com ele mas isso nao ker dizer k vamos andar aos pares na amena cavakeira pk compreendo k para a outra pessoa pode nao ser confortavel, se for melhor ainda.
Agora conheço casos k se fosse kmg mais valia nao me dirigirem a palavra hihih =D
Verdade tb seja dita, tb não gostava de andar a conviver com a ex do meu namorado muito menos levar k ela a desabafar k ele...

Anónimo disse...

Na minha opinião e por experiência própria os namorados que acabam dificilmente ficam amigos, dado que quase sempre uma das partes é magoada, a não ser que a rotura resulte de ambas as partes, assim sendo a amizade pode ser possível.
Mas quando uma das partes fica magoada no máximo dos máximos,os ex namorados são uns meros conhecidos...Amigos jamais, isso significava sofrer ainda mais...Ainda por cima quando o um dos namorados termina por mensagem depois de 4 anos de namoro, e ainda diz que a namorada sempre foi impecável com ele...mas no entanto já não dá..e tal e tal..nem dignidade de vir falar isso cara a cara ele teve